Parada Veg 2011 – Terceira Edição

0 Flares 0 Flares ×

 

Em dezembro, a Paulista será palco da terceira edição da Parada Veg. Iniciada em 2009, organizada pelo então recém-formado grupo ConsciênciaVeg (atualmente parte da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira), a Parada Veg nasceu para dar voz aos vegetarianos e veganos que precisam lidar no dia a dia com situações de discriminação prática, como por exemplo a dificuldade de alimentação em seus ambientes de trabalho ou escola. Também precisam lidar com a dificuldade para obter informações por parte da indústria, bem como a falta de políticas públicas que enderecem seus interesses.

Segundo pesquisa do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 9% da população brasileira é vegetariana. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2009 e julho de 2010 com 18.884 pessoas, comparando os hábitos de consumo de homens e mulheres. A pesquisa chega para comprovar o que os vegetarianos já sentem em seu dia a dia: o vegetarianismo vem crescendo muito no Brasil. Veja mais sobre esta pesquisa no site do IBOPE.

Embora este percentual revele que aproximadamente 17,5 milhões de brasileiros são vegetarianos, ainda não há, por exemplo, identificação nos produtos declarando se estes utilizam produtos de origem animal ou se testam seus produtos em animais.

Entre os pleitos dos manifestantes estão:

  • Disponibilidade de merendas veganas nas escolas, tanto na rede pública como na rede privada.
  • Opções de refeições veganas, tanto oferecidas pelas empresas aos seus funcionários, como as oferecidas pelo serviço público, como em restaurantes populares, hospitais e etc.
  • Melhor formação a respeito do vegetarianismo pelos profissionais da área de saúde.
  • Rotulagem vegana obrigatória em todos os produtos, nacionais ou importados.

As razões pelas quais as pessoas escolhem um estilo de vida vegetariano incluem a preocupação com a saúde, o impacto ambiental da produção de carne e o impacto social, já que a produção de alimentos de origem vegetal emprega mais, aproveita melhor a área e é economicamente mais justa e favorável para o país. Mas o principal motivo costuma ser, especialmente entre os veganos, o respeito aos Direitos Animais. Por se tratar de um posicionamento ético, é fundamental que a sociedade acolha este posicionamento de forma plena, garantindo a este grupo condições equivalentes para o exercício de cidadania.

Realizada sempre no 1º domingo de dezembro, este ano a Parada Veg ocorrerá em 04 de dezembro. Os manifestantes se concentrarão em frente ao Shopping Center 3 às 14h00 e prosseguirão até o MASP, aonde ocorrerá o encerramento.

A SVB, organizadora do evento, convida a todos, vegetarianos ou não, para participarem deste evento.

Marcada pela descontração e alegria, a Parada Veg é também um espaço de confraternização e celebração da paz.

Mais informações: SiteEvento no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.