Piscamos os olhos e então completamos dez anos…

0 Flares 0 Flares ×

vela-10

Primeiramente, fora Temer!
Piscamos os olhos, a visão se abriu ainda meio embasada e confusa. O que está acontecendo?
Chegamos então no dia 21 de Junho de 2016, o que significa que permanecemos vivos.  Como assim seguimos vivos?

Parece que foi ontem que o nosso projeto ganhava o primeiro fôlego e vida, sensação que nos acompanha desde sempre, como escrevemos na ocasião do nosso terceiro aniversário. Mais do que uma sensação saudosista dos anos que ficaram para trás, sentimos forte que há muito que queremos, precisamos e podemos fazer pela comunidade da modificação corporal e além dela. É a nossa colaboração para construção de um mundo mais acessível.

Abraçados nos anos que ficaram para trás pensamos… Miramos inicialmente em falar sobre a beleza masculina oriunda das práticas de se modificar o corpo e sentimos que atingimos algo muito maior. Foi falando sobre o que chamamos de beleza masculina freak é que descobrimos que o que se construiu como masculino não poderia estar vinculado com o que entendíamos como belo, na realidade, descobrimos que o masculino não poderia estar vinculado com nenhum tipo de belo sem escapar das pedradas de uma violência principalmente homofóbica.

Repetidamente ouvíamos – e ainda ouvimos – que o nosso projeto era “coisa de viado”, no sentido claramente pejorativo, no sentido declaradamente homofóbico, no sentido de dizer que aquilo que nos propúnhamos ser e debater não tinha validade, no sentido de dizer que a nossa produção não era legítima. “Coisa de viado” como a piada cínica em uma comunidade que é fortemente carregada de preconceitos raciais, sexuais, de classe e de gênero. A piada cínica que mata gente todo dia. Pois bem, o FRRRKguys é também de fato coisa de viado (ainda bem!), uma vez que nos propusemos a trabalhar com questões caras as humanidades é impossível não passar ou não falar sobre corpos não heterossexuais e isso está muito longe de ser um problema para gente. Queremos ser exatamente essa coisa de viado, é exatamente sobre isso que queremos escrever, são exatamente essas questões que nos movem. Não nos abalamos e não nos ofendemos com isso.

Na ocasião dos nossos seis anos, escrevemos que o tempo inteiro questionamos qual a relevância do nosso trabalho seguir existindo. Essa é uma pergunta que nos acompanha todos os dias, durante esses dez anos. Somada dela, nos dias mais duros e críticos, pensamos muitas vezes em desistir de tudo, em baixar as portas, mas sempre vem uma mão invisível que nos diz “por favor, não parem”. A mão invisível nos diz que temos uma responsabilidade que não é só estética, mas é ética e social. O FRRRKguys não é de uma única pessoa, mas de muitas.  Não existimos sozinhos. Por isso, seguimos…

Como qualquer história, como qualquer projeto e relacionamento, nem tudo são flores. Por exemplo, pagamos os preços por nossas escolhas, principalmente por escolhermos trabalhar de modo completamente independente, o que nos deixa a pensar com preocupação se teremos dinheiro para pagar a hospedagem do mês seguinte.  Ainda, por estarmos claramente em sintonia com as questões e visões progressistas do mundo, o que é um problema em tempos tão obscuros como os que estamos vivemos. Problema pois nesse esquema obscurantista de operar a vida, o corpo precisa ser controlado de todas as formas e nós, a nossa maneira, abrimos confronto direto contra essa ideia violenta e autoritária.  Nos recusamos fechar os olhos e escolhemos não nos calar para todas essas violentas contradições que existem dentro da comunidade da modificação corporal.

Os laços que construímos durante esses anos se mostram cada vez mais fortes, uma vez que o tempo e o espaço não foram fortes o suficiente para destruí-los. Como escrevemos em nosso aniversário de nove anos, há tempos extrapolamos as relações apenas eletrônicas. Se a gente esperava que isso fosse acontecer, não. Foi vivendo e através dessa maravilhosa experiência é que descobrimos isso.

Daqui em diante quanto tempo mais nós temos pela frente é uma resposta que não temos. Mas estamos em paz sabendo que de uma forma ou de outro alcançamos a eternidade, que tocamos inúmeros corações e que construímos uma rede de afetos e saberes plurais. Foi quando piscamos e então completamos dez anos é que descobrimos que apesar de idade infante, carregamos um bonito fardo de histórias em nossos ombros. Nossos mais sinceros agradecimentos para todas, todos e todes que fazem parte disso tudo.
vela-10

VENHA CELEBRAR CONOSCO!
Evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/473271176155561
flyerfg10anos

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

http://www.frrrkguys.com.br/fg-3-anos/

http://www.frrrkguys.com.br/feliz-aniversario-de-nove-anos/

http://www.frrrkguys.com.br/feliz-aniversario-de-nove-anos/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta