População trans e travesti fica sem ambulatório em Sorocaba

0 Flares 0 Flares ×

A Prefeitura de Sorocaba extinguiu o único ambulatório de hormonioterapia e saúde para pessoas transvestigeneres da Cidade.

Os atendimentos que eram realizados em um ambulatório do Hospital Santa Lucinda, foram interrompidos em 31 de Dezembro de 2023 e não há notícias de que e se eles voltarão a ocorrer em alguma outra unidade de saúde. Maria Kali criadora do Lugar de Falar contou em vídeo no Instagram que o ambulatório funcionava em uma sala emprestada no Hospital e detalhou a situação.

O acesso à saúde integral é um direito de toda a população, o que obviamente inclui as pessoas trans e travestis à hormonioterapia e ao chamado processo transsexualizador fazem parte do Sistema Único Saúde – SUS.

É a segunda vez que a Prefeitura de Sorocaba interrompe esses atendimentos em menos de um ano. A deputada federal Erika Hilton oficiou a prefeitura para entender quando e onde esses serviços de saúde retornarão.

O Lugar de Falar junto da Associação de Transgêneros de Sorocaba – ATS e outros movimentos sociais, chamaram uma manifestação que ocorreu em 17 de Fevereiro na Praça da Matriz. Conversamos com o Leonardo, freak e transativista, que esteve presente no ato, ele nos disse:

“Saúde é para todes!
Saúde de pessoas Trans e Travestis não é um favor e sim um direito.
Quero direito a minha saúde e pros meus, o mínimo a nossa hormonioterapia em dia”

Todo nosso apoio para as pessoas transvestigeneres de Sorocaba!

Leonardo na manifestação no último sábado. Foto: acervo/Leonardo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×