Por que não tatuar o cachorro?

0 Flares 0 Flares ×

penelope

Jaykson Rockstrok é um jovem tatuador brasileiro que recentemente divulgou em sua conta do Instagram que havia tatuado sua cachorra, a Penélope. O caso gerou revolta e inúmeras discussões dentro e fora das redes sociais, como não poderia deixar de ser.

Jaykson tem se justificado pelo Facebook e inclusive gravou um vídeo em que mostra um pouco de sua relação com a Penélope. Ainda, em uma de suas postagens admitiu o erro e completou dizendo que isso não se repetiria. Horas depois criou um duvidoso álbum de fotografias com cães e gatos com desenhos em seus corpos (nem todos eram tatuagens definitivas) e assustadoramente recebeu apoio de um pequeno grupo de pessoas, um que inclusive disse que aquilo se trata de arte.

O FRRRKguys é pontualmente contra a toda e qualquer intervenção com fins estéticos em animais e escrevemos essas linhas agora menos para apedrejar o rapaz e mais para desencorajar possíveis pessoas que pensam em tatuar seus cães.

Mas por que não tatuar o meu cachorro? Bem, porque ao tatuar um cachorro (ou qualquer outro animal) você está quebrando uma das coisas mais preciosas que envolva qualquer procedimento de modificação do corpo, o consentimento. Consentir significa estar de acordo, dar permissão e concordar… A não ser que seu cachorro aprenda a falar e peça para que seu corpo seja tatuado, essa ideia me parece toda errada. Não vou nem entrar no mérito dos cuidados, não precisa ser um expert em adornos corporais para entender que um animal não tem a menor condição de manter a rotina de cuidados de uma tatuagem.

Mas o cachorro é meu e eu faço o que quiser com ele, não? Não. Animais não são coisas. Essa justificativa com base na posse, dominação e conceito de superioridade humana frente a inferioridade animal é um bom sinal que talvez você deva rever o tipo de amor que você diz ter pelos animais. Amor é outra coisa.

Mas tem gente que corta o rabo e orelhas dos cães e tatuar não pode? Não, não pode nem um e nem outro. Desde 2013 existe uma lei federal em que cortes de rabo e orelha com fins estéticos são considerados crimes. O artigo 39 da Lei de Crimes Ambientais proíbe maus-tratos aos animais, o que inclui a mutilação deles. Quem for flagrado cometendo esses atos poderá responder processo. Em outros países  existem legislações específicas que criminalizam a prática de tatuagem e perfuração de cães e gatos, no Brasil ainda não temos. O que não impede que a prática se enquadre como maus-tratos de animais.

Mas eu apliquei anestesia, então pode tatuar? Não, ainda assim não. Talvez a anestesia tenha sido aplicada mais para proteger você do que o cão. Talvez a anestesia seja um sublinhar de que o procedimento tenha sido feito sem consentimento algum e, repito, isso é muito errado.

Mas as pessoas comem bois, frangos, peixes e não posso tatuar um cachorro? Não, não, não. Primeiramente nem todas as pessoas comem bois, frangos e peixes, por exemplo, eu não como. Além disso, existem pessoas trabalhando arduamente pela proteção e libertação animal. A ideia de tatuar um cachorro entra na mesma lógica de exploração animal de uma pessoa que veste um casaco de pele ou que vai assistir uma tourada. Fim ao cabo, busca apenas atender o interesse humano, que por sua vez, me parece demasiado egoísta e limitado.

Se você realmente ama os animais, respeite-os. Tatuagem e piercing não são para eles e reconhecer isso já é um grande passo.

Em caso de maus-tratos denuncie, CLIQUE AQUI e veja como. Se for situação flagrante ou emergência chame o 190.

_________________________

Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais

Art. 32º

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
  • A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta