Professora freak é convidada em pauta jornalística que envolve ações afirmativas

0 Flares 0 Flares ×

Foto: reprodução/Alesp

No dia 06 de Outubro – conforme divulgamos AQUI no FRRRKguys – aconteceu a aula aberta sobre empregabilidade trans na FAEP – Faculdade de Educação Paulistana. Para além da intenção formativa, a instituição estava – ao mesmo tempo – articulando outras ações sobre a inserção da população trans e travesti na educação e no mercado de trabalho.

No dia 25 de Outubro a TV Alesp exibiu uma matéria tratando e ampliando a discussão sobre a empregabilidade trans para outros públicos e discutindo também – com base na experiência da FAEP – a criação de bolsas de estudos para travestis e pessoas trans. A Alesp, também conhecida como a casa do povo, é a Assembleia Legislativa de São Paulo, o maior parlamento estadual da América Latina.

Convidada para representar a FAEP e explicar sobre o projeto das bolsas de estudos, esteve presente no programa a professora Katia Marcolino, que é coordenadora do curso de tecnologia da faculdade. Mais uma vez temos a presença de uma pessoa freak dentro do mercado formal de trabalho fazendo a transformação que tanto brigamos ao longo dos anos para conseguir. Temos uma pessoa freak para falar sobre o seu trabalho, sobre ações afirmativas e não para responder se doeu para fazer as modificações, se vai se arrepender no futuro ou essas perguntas rasas – feitas em tom de espanto – que seguem sendo feitas pela mídia genérica como se estivéssemos congeladas nos anos 80. Tudo isso é uma mudança cultural. É uma mudança estética. É uma mudança política.

O corpo freak com inúmeras tatuagens visíveis da professora Katia está de frente da câmera para falar sobre uma pauta fundamental que envolve os direitos humanos. A luta pelos direitos da população trans e travesti é uma luta pelos direitos humanos. Uma luta para que a sociedade entenda que alguns grupos, algumas populações, ainda não são vistas enquanto seres humanos e, é urgente, que isso mude.

O projeto proposto pela FAEP está articulado com a Educação de Jovens e Adultos – EJA para posterior ingresso no ensino superior com a perspectiva de acesso ao mercado de trabalho. O edital do programa será divulgado nas próximas semanas pela faculdade.

(Visited 1 times, 1 visits today)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×