Retrospectiva FRRRKguys 2018

0 Flares 0 Flares ×

Vamos chegando no final de mais um ano. Dois mil e dezoito foi um ano duro e ao mesmo tempo atravessado por muitos ensinamentos. A comunidade da modificação corporal assistiu a queda de muitas máscaras. O discurso de ódio recreativo, a indiferença, o conservadorismo aliado ao modo reacionário de se colocar no mundo deixaram de se esconder. A gente sempre soube que essas pessoas existiam em nossa comunidade, agora apenas temos rostos, nomes e endereços. E como já escrevemos antes por aqui, não basta apenas modificar o corpo deixando as mentalidades e as ideias atrofiadas. É preciso ir além, eis onde habita a radicalidade da transformação e metamorfose.

Dois mil e dezoito foi o ano em que a comunidade da modificação corporal quebrou – ainda mais – o silêncio sobre o sexismo machista. A presença cada vez maior das mulheres vai revolucionar essa comunidade e torná-la mais segura para todas as pessoas. E os abusadores, agressores, assediadores e misóginos não terão paz, até que aprendam respeitar a dignidade das mulheres.

Dois mil e dezoito foi o ano também que nos despedimos de muitas pessoas da nossa comunidade. Estamos realmente no momento da transição de gerações e é fundamental que contemos e escrevamos as nossas histórias afim de que elas não desapareçam no tempo. É estranho ver as nossas pessoas morrendo.

Dois mil e dezoito foi o ano em que a indústria do body piercing brasileira ganhou enorme força e visibilidade mundial. E em tempos tão duros é bom assistir e saber que coisas boas estão acontecendo.

Olhando agora para o que temos pela frente nos próximos anos, o que podemos desejar é muita força e sabedoria para superar os momentos difíceis que virão. Tempos de insensatez e recrudescimento. Tempos de miséria ética, que inclusive já estão matando as nossas pessoas. Que tenhamos sabedoria – força e coragem – para lidar com a onda que cresce em nossa frente. Que sejamos pessoas esquisitas e indignadas. Que sejamos uma legião de vidas indignadas e rebeldes diante do que está por vir.

Que estejamos juntas, juntes e juntos em 2019. Nos ajudando mutuamente e criando espaços seguros para que os nossos sonhos jamais sejam aprisionados e que os nossos corações não sejam silenciados.
Boas festas!

____________________________________________________

1. Abaixo a lista com a nossa retrospectiva de 2018.As modificações corporais – principalmente a tatuagem e o body piercing – estão cada vez mais presentes e visíveis dentro da indústria do audiovisual. Não é preciso mais se esconder. Um marco significativo é o filme Pantera Negra que trouxe as escarificações para o grande circuito do cinema. Além de toda representatividade negra. Um marco. Robin Hood – Origem também soma com a discussão cinema e escarificação.

LEIA: http://www.frrrkguys.com.br/robin-hood-a-origem-traz-personagem-com-escarificacoes/

LEIA: http://www.frrrkguys.com.br/precisamos-assistir-o-filme-pantera-negra/

2. Combate declarado contra a transfobia tem acontecido em diferentes esferas. Com The Lizardman se posicionando contra os transfóbicos que estavam usando sua imagem para deslegitimar pessoas trans. E a Infinite Body Piercing que alterou toda organização de piercings genitais para atender as demandas das diversidades dos gêneros. Inspirador!

LER: http://www.frrrkguys.com.br/the-lizardman-se-manifesta-contra-a-transfobia//

LER: http://www.frrrkguys.com.br/infinite-body-piercing-muda-a-organizacao-sobre-os-piercing-genitais-pensando-nas-variadas-identidades-de-genero/

Infelizmente 2018 foi o ano em que surgiram muitos novos casos em que animais estão sendo modificados com tatuagem e piercing. Precisamos avançar muito nessa discussão e justamente por isso, foi esse ano também que lançamos um vídeo educativo para que não se modifiquem animais. LER: http://www.frrrkguys.com.br/precisamos-falar-sobre-tatuagens-em-animais-mais-uma-vez/

4. O nosso espaço tem passado por transformações. Uma das mais importantes foi a descontinuidade do FRRRKlog e o fim da produção de ensaios com meninos modificados. Justamente as vias por onde começamos o nosso trabalho foram fechadas. Está tudo bem mudar.

LER: http://www.frrrkguys.com.br/mudancas-e-descontinuidades-no-frrrkguys-em-2018/

5. Inúmeras denúncias de assédio, abuso e violência sexual e doméstica surgiram na comunidade da modificação corporal ao redor do mundo. Aquilo que pesquisadoras e pesquisadores apontavam e nós que vivemos já sabíamos, isto é, que a comunidade é violentamente sexista machista, não se esconde mais. Agora nós sabemos quem são esses homens. E eis uma discussão que precisamos avançar e fazer crescer cada vez mais em todos os espaços. Homens da comunidade conversem sobre isso, vocês têm (ou precisam ter) essa responsabilidade.

LER: http://www.frrrkguys.com.br/assedio-e-abuso-sexual-na-comunidade-da-modificacao-corporal-nao-e-caso-isolado/

6. O 2º Congresso Internacional de Piercers Profissionais do GEP revolucionou o body piercing no Brasil. Trazendo importantes profissionais do exterior e investindo fortemente em imersões de ensino e aprendizagem, tem colaborado com a formação de profissionais cada vez mais capacitados. O GEP em si tem criado muitas ações de formação, atualização para piercers, uma das melhores iniciativas dos últimos anos. Sem contar que já divulgou a lista de profissionais que virão para 2019 e é de chorar, de alegria, claro!

LER: http://www.frrrkguys.com.br/a-revolucao-do-body-piercing-no-brasil/

7. Falando em GEP e em preservar a nossa história, aconteceu em Outubro a Exposição Corpos Perfurados – uma história do body piercing no Brasil e eis mais uma ação de fundamental importância. Somos nós – enquanto comunidade – que precisamos escrever, proteger e contar as nossas histórias. Ninguém fará isso por nós com o respeito que merecemos.

LER: http://www.frrrkguys.com.br/historia-do-body-piercing-e-contada-em-exposicao-na-tattoo-week-sao-paulo/

8. Acredite ou não, mas a nossa cultura esteve presente no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Que momento!

LER: http://www.frrrkguys.com.br/questao-sobre-body-art-e-body-modification-fez-parte-do-enem-2018/

9. Durante a sofrida e dolorida eleição de 2018, quando as máscaras começaram a cair, faltou força e sentido para muitas, muites e muitos de nós. Foi então que uma roda de conversa contra o fascismo nos ajudou a seguir adiante. E seguir adiante é revolucionário!
Além disso surgiram ações eletrônicas de bastante importância como o Tatuadores contra o Fascismo e Piercers Contra o fascismo. Maravilhosidades em tempos obscuros!

LER: http://www.frrrkguys.com.br/roda-de-conversa-freaks-contra-o-fascismo-aproxima-pessoas-em-sao-paulo/

10. A vida é curta e a morte chegará – em algum momento – para todas nós. Ter consciência desse dado do ciclo natural da vida, não significa que algumas partidas não nos sejam profundamente difíceis e doloridas. Em maio, Fakir Musafar, grande referência no campo da modificação corporal escreveu uma despedida alertando que estava vivendo os seus últimos dias. Três meses depois ele deixava o nosso plano. Na sequência, perdemos o Zombie Boy que reacende o importante debate sobre suicídio para além da nossa comunidade. Depois tivemos duas mortes mais difíceis de entender e lidar, fruto do ódio exacerbado do nosso tempo. O tatuador Marcos Tsunami e o body piercer Matheus Mussolin foram assassinados em diferentes regiões e contextos por motivo torpe. Enquanto uma multidão grita por mais armas, vamos assistindo as pessoas morrerem covardemente e isso é muito cruel. Vidas jovens que são tiradas e nós que aqui ainda ficamos, vamos tentando não surtar completamente.
Por fim, agora em Dezembro também tivemos que nos despedir de outra grande referência, Bear. Foram muitas despedidas e vamos precisar de tempo para lidar melhor com todas elas. Nossas condolências para amigas, amigos e familiares. E o nosso agradecimento pelas contribuições de cada um desses rapazes.

LER: http://www.frrrkguys.com.br/fakir-musafar-se-despede-da-comunidade-da-modificacao-corporal/

LER: http://www.frrrkguys.com.br/a-comunidade-da-modificacao-corporal-se-despede-do-zombie-boy/

LER: http://www.frrrkguys.com.br/luto-adeus-ao-tatuador-marcos-tsunami/

LER: http://www.frrrkguys.com.br/luto-a-comunidade-da-modificacao-corporal-se-despede-de-matheus-mussolin/

LER: http://www.frrrkguys.com.br/luto-o-nosso-adeus-ao-bear/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys