São Paulo: Em setembro acontecerá o 1º Encontro de Tatuadoras Negras

0 Flares 0 Flares ×

A tatuadora Luana Lobo de Ourinhos é uma das participantes. Foto: reprodução / Facebook

Nos dias 21 e 22 de Setembro acontecerá em São Paulo o 1º Encontro de Tatuadoras Negras. Mulheres negras e tatuadoras de diversas partes do país reunidas para fortalecer a cena da tatuagem. As profissionais participantes serão Luana Lobo, Jéssica Santos, Thamú, Juliana Nadu e Karoline Ka Libre, que por sua vez é quem idealiza o projeto. A proposta é ainda que o evento seja itinerante, ou seja, outras partes do Brasil poderão acolher essa importante iniciativa.

A tatuadora Ka Libre de Brasília é quem idealizou o projeto. Foto: reprodução / Facebook

Dizemos que é importante, pois por tempos a história da tatuagem no Brasil esteve centrada no homem, cisgênero, heterossexual e branco e, nos últimos anos, estamos assistindo a construção de uma nova história com uma presença forte e crescente de mulheres, pessoas negras e pessoas LGBTQ. E, em um país estruturalmente racista como o nosso, ações desse tipo geram desconfortos naquelas pessoas que sempre tiveram seus direitos e, principalmente, privilégios garantidos. Uma das profissionais que irá participar do encontro já foi acusada de racismo reverso, para que tenhamos noção do nível em que ainda estamos. 

Na divulgação do evento o apontamento de racismo reverso. Foto: reprodução / Facebook

É curioso assistir esses tipos de apontamentos. Ficamos a pensar, onde estavam essas pessoas que apontam racismo reverso agora quando por anos os profissionais da tatuagem buscavam exclusivamente pele brancas, quando as revistas de tatuagem só exibiam em suas capas corpos brancos e os portfólios desses profissionais eram igualmente compostos apenas por peles brancas? Onde é que essa gente estava? Muito provavelmente estavam a desfrutar os privilégios de serem brancos em um país onde ser uma pessoa negra é ainda andar com um alvo apontado na nuca 24 horas por dia. 

Esse Flash Day promete ser um grande marco (já é!) e você já pode ir conhecendo um pouco mais do trabalho das profissionais através das redes sociais. Fortaleça! 

 

ENDEREÇO
Studio 22 Pan Africano de Arte 
Rua Engenheiro Francisco Azevedo 593 Vila Madalena

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About FRRRK Guys