Últimos dias de inscrição para oficina de DanceAbility

0 Flares 0 Flares ×


Atenção, a inscrição para a oficina gratuita de DanceAbility vai até o próximo dia 14 de Março.
Para inscrição e também para saber mais sobre o critério de seleção, acesse o site http://www.nucleodancaaberta.com.
Abaixo mais algumas informações.

Oficina de Dança DanceAbility

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com e sem deficiência.

O método DanceAbility trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

Na Oficina do Núcleo Dança Aberta, idealizada por Neca Zarvos e Priscila Jorge, por dois meses, duas vezes por semana, pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.

Os participantes são divididos em dois grupos com objetivos distintos. O Núcleo Didático é formado por pessoas interessadas na abordagem aprofundada do método DanceAbility para aplicação em seu trabalho ou profissão. Do segundo grupo participam pessoas que têm vontade de conhecer e experimentar o método DanceAbility.
A Oficina está estruturada de forma a proporcionar uma experiência intensa e de muito aprendizado para todos os participantes, de ambos os grupos. O Núcleo Didático tem formação fixa e participa de todos os encontros da Oficina.

Já a formação do segundo grupo é renovada constantemente, de modo que a maior quantidade possível de interessados participe e ao mesmo tempo tenha uma vivência significativa. Esse grupo participa sempre do segundo encontro semanal, a aula aberta, o que contribui para que eles ao mesmo tempo se beneficiem e colaborem para o aprofundamento dos estudos do Núcleo Didático.

É importante ressaltar que a oficina não pretende nem está autorizada a formar professores de DanceAbility. No entanto, o contato com a abordagem didática e com uma amostra significativa de exercícios pode ser bem aproveitado por quem quiser utilizá-los com responsabilidade em seu trabalho de forma a enriquecer e ampliar olhares.

É oferecido transporte e assistência para a locomoção a pessoas com deficiência. As aulas abertas (com participação de ambos os grupos) são acompanhadas por músicos que improvisam ao vivo. Ao final de dois meses a oficina termina com a realização de uma demonstração pública gratuita, em uma apresentação dos participantes do Núcleo Didático.

No primeiro semestre de 2012 acontece a 2ª edição da Oficina de Dança DanceAbility em São Paulo. A Oficina de Dança DanceAbility 2012 será oferecida gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e conta com o patrocínio da White Martins e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural (ProAC).

 

Público-Alvo
Pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança.
Faixa etária: crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos.

Estrutura
– Será oferecido transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao local de trabalho e assistência para a locomoção.

– Os participantes serão divididos em dois grupos com objetivos distintos:

Grupo 1: Núcleo Didático
– Educadores, terapeutas, fisioterapeutas, líderes comunitários, artistas e interessados na abordagem didática do método DanceAbility
– Participação em todos os encontros da oficina.
– O Núcleo Didático deverá conter diversidade em si, incluindo pessoas com e sem deficiência.
– Seleção Pública. Informe-se sobre as inscrições no Regulamento
– Formação fixa. Número de vagas: 15 participantes.

Grupo 2:
– Interessados em experimentar o método DanceAbility. Pessoas com quaisquer tipos de deficiência, integrantes de ONGs e instituições, grupos artísticos e esportivos e seus respectivos acompanhantes.
– Participação apenas no segundo encontro semanal, a aula aberta de DanceAbility.
– Formação variável. Devido à rotatividade das vagas, acredita-se que este grupo possa alcançar em torno de 100 participantes (15 participantes por encontro).

Professoras
A Oficina de Dança DanceAbility 2012 será ministrada por Neca Zarvos, com assistência de Letícia Sekito.

Neca Zarvos
Fundadora do Núcleo Dança Aberta. Formada em Filosofia pela USP, atua profissionalmente como atriz e dançarina desde 1997. Sua formação nessas áreas inclui a prática de Contato e Improvisação com Tica Lemos, Danny Lepkoff, Nancy Stark Smith, Karen Nelson e Alito Alessi, além de aulas de técnica de atuação vocal “Voz em Movimento”, com Madalena Bernardes e dança contemporânea com Mariana Muniz, entre outros. É professora certificada do método DanceAbility. Está envolvida com a promoção do método no Brasil como produtora, professora e dançarina desde 1997, ano em que produziu a primeira vinda ao Brasil de Alito Alessi, criador do DanceAbility. Em 2007, produziu e dançou na montagem de “Joy Lab Research”, espetáculo dirigido por Alessi como parte do Projeto DanceAbility Brasil 2007.

Letícia Sekito
Dançarina contemporânea, coreógrafa e professora de dança, diretora da Companhia Flutuante. Completou sua formação no Centro em Movimento de Lisboa, com Sofia Neuparth e Peter Michael Dietz, entre outros. Participou do primeiro workshop de DanceAbility no Brasil em 1997 e do espetáculo “Joy Lab Research” como dançarina. Integrou o Núcleo Didático da primeira edição da Oficina de DanceAbility ministrada pelo Núcleo Dança Aberta. É professora certificada do método DanceAbility desde fevereiro de 2011. É massoterapeuta formada pelo Somatic Movement Educator do Body-Mind Centering. Pratica Aikidô na Associação Pesquisa de Aikidô com Ivan Okuyama, com quem desenvolve uma pesquisa dos princípios do Aikidô aplicados à dança

  

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.