Aconteceu na sexta-feira, 17 de Junho, a 5ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo organizada pelo Instituto [SSEXBBOX]. O tema deste ano foi “Humanidade e Futuro“, duas coisas bastante ameaçadas pelo governo fascista que se levantou no pós-golpe de 2016. E que, é verdade, quando pensamos as pessoas transvestigeneres, a ameaça já estava posta bem antes disso.
A organização explica que “com a pequena exposição durante a “Parada Gay” (Parada LGBT+) sobre a realidade das travestis, mulheres e homens transgêneros e pessoas não binarias já é possível a formulação de uma justificativa sólida no argumento de que as demandas sociais, culturais, políticas, de direito e de cidadania apresentadas pelos homossexuais masculinos cisgêneros não alcançam, por vezes, as urgências de pessoas trans”.
Marcando presença no evento esteve o Bloco dxs Freaks abrindo as celebrações do Dia do Orgulho Freak, comemorado em 21 de Junho. Desde o começo da pandemia da COVID-19 as celebrações do orgulho freak ocorreram somente no campo eletrônico, então, foi um retorno ao calor do corpo e a potência da presença dos corpos esquisitos. Fervo e luta se misturam e interseccionam buscando expandir pela vida.
Entre abraços quentes, afetos vivos, sorrisos largos e olhos pigmentados, o encontro reuniu pessoas freaks marchando em busca da defesa da humanidade e do futuro. Há um horizonte ali.
Feliz dia do orgulho freak para todes!