Livro sobre faquirismo no Brasil será lançado em São Paulo

E o ano de 2024 terminará com o lançamento do livro Silki – um tratado sobre a arte do faquirismo pelo selo Desacato. A obra é resultado de mais de uma década de pesquisa sobre um dos maiores faquires do Brasil, realizada por Alberto Camarero e Alberto de Oliveira.

Os autores dizem que:

“O Fabuloso Silki, como era anunciado, foi Campeão Mundial de Jejum em 1955 após passar cem dias jejuando sobre pregos na companhia de serpentes exposto ao público em uma urna de cristal no saguão do Cineac Trianon, no centro do Rio de Janeiro.”

No livro, ao longo de 272 páginas fartamente ilustradas, lança luz sobre a trajetória artística de Silki, atuante no faquirismo de forma ininterrupta entre 1947 e 1980, e também sobre sua arte, que vem sendo resgatada e reinventada nos últimos anos.

Capa do livro “Silki – um tratado sobre a arte do faquirismo”. Foto: divulgação

“Essa obra não existiria sem a colaboração de Rose Lopes, que foi sua nora e é a guardiã de seu acervo há mais de vinte anos, e o apoio de Silki João da Silva, o filho mais velho do faquir. Somos gratos a ambos pela atenção que nos deram desde o início do projeto”, disseram os autores pelas redes sociais.

O lançamento acontecerá no dia 20 de Dezembro no bar Soberano em São Paulo. Haverá sessão de autógrafos do livro, performances de faquirismo e exibição do filme Fakir, dirigido por Helena Ignez.

Cartaz do filme “Fakir” de Helena Ignez. Foto: divulgação

SERVIÇO

Lançamento do livro Silki – um tratado sobre a arte do faquirismo
20 de Dezembro às 20h00
Bar Soberano
Rua do Triunfo, 155 – São Paulo