Sesc Av. Paulista promove encontro sobre diversidade e educação

No mês da diversidade, o Sesc Av. Paulista promove o encontro Estratégias para diversidade na educação e contará com a participação de Helena Back, Sara Wagner York, T. Angel e mediação de Rafael Garcia. Segundo a organização do evento, o encontro tem o objetivo de destacar experiências enriquecedoras no campo da diversidade para aprimorar práticas pedagógicas e a construção de espaços educacionais mais inclusivos e respeitosos.

A atividade é presencial, gratuita e está sujeita à lotação do espaço. Coloque na agenda, pois o encontro acontecerá na quinta-feira, 13 de Junho, das 19:30 às 21:30.

Estratégias para diversidade na educação com Sara Wagner York, Helena Black e T. Angel – Imagem: Divulgação

Conheça as pessoas participantes:

Helena Black é formada em Artes Cênicas. É considerada a primeira drag queen brasileira contadora de histórias, com temporada do projeto “Mamãe tem uma DragQueen contando histórias” com “A princesa e a costureira” de Janaína Leslão no Circuito das Casas Municipais de Cultura de São Paulo, Sesc SP e “fábulas de Esopo” nas bibliotecas municipais de São Paulo. Foi agente Comunitária de Cultura, circulando com o espetáculo “Helena Black Multicor” pelos teatros de São Paulo e performou na Casa Ninja em Lisboa.

Sara Wagner York é uma pessoa com deficiência visual, pai, avó e apresenta-se como Travesti da/na Educação. É mestra em Educação, especialista em Gênero e Sexualidades e em Orientação Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. Recebeu a Medalha ALUMNI da Universidade Estácio de Sá (2017) pela luta na implantação do nome social, nas plataformas educacionais da instituição e por atuar junto à comunidade carioca pela trans-inclusão. Atualmente é doutoranda em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Pesquisa, traduz e escreve sobre transepistemologias (e o corpo intersexo) na educomunicação.

T. Angel é uma pessoa freak e trans não-binárie. Mestranda na FE-USP, historiadora, especialista em Educação Inclusiva e MBA em Gestão Escolar. Professora da rede estadual de SP, atua como gestora de coordenação pedagógica. É artista da performance e ativista pelos direitos humanos e dos animais. Pesquisa a modificação e suspensão corporal e diferentes usos do corpo. Seus estudos estão disponíveis na plataforma FRRRKguys (2006), no livro “A Modificação Corporal no Brasil: 1980-1990” (2015) e na websérie Sauntering (2016).

Rafael Garcia é bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV pela UNESP. Trabalhou cerca de 7 anos com Educação e programação cultural em Arte e Tecnologia no Sesc SP. Atuou como Coordenador Pedagógico e Gerente de Produto Educacional em programa de aprendizagem Maker. Foi estudante de pedagogia pela UNIVESP. Pós Graduando em Arte e Educação pelo Centro Universitário Belas Artes, onde pesquisa a temática LGBTQIA+ na educação.