Tatuagem deixa de ser ilegal na Coreia do Sul depois de 33 anos

Desde 1992 a legislação da Coreia do Sul permitia apenas que pessoas com licença médica poderia abrir uma loja/estúdio de tatuagem. Trinta e três anos depois esse cenário passa por uma importante transformação.

Na última quinta-feira, 25 de Setembro, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou um projeto de lei que permitirá que pessoas que trabalhem com tatuagem não tenham a obrigatoriedade em formação em medicina. É um passo importante para que a profissão saia da clandestinidade. O presidente Lee Jae Myung deve sancionar a lei nas próximas semanas, contando com o apoio público do ministro da Saúde do país. Importante destacar que a legalização da tatuagem foi tema de campanha do atual presidente.

Ainda que não regulamentada, segundo matéria do O Globo, a indústria da tatuagem na Coreia do Sul é bastante forte, contando com cerca de 350 mil profissionais e mais de um milhão de pessoas tatuadas.

A aprovação da lei é um importante passo de ruptura de estigmas com a cultura da tatuagem, sobretudo em um país que conta com um importante legado da tatuagem ancestral.

Por fim, é importante recordar que no Brasil tivemos algo bastante parecido com o que aconteceu na Coreia do Sul, o chamado Ato Médico que de tempos em tempos ressurge em nefastos projetos de lei de políticos conservadores e reacionários. Nenhum direito conquistado é permanente, estejamos sempre com muita atenção.

REFERÊNCIAS

Coreia do Sul aprova lei que tira tatuadores da ilegalidade e regulamenta estúdios após anos de trabalho ‘clandestino’
https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2025/09/25/coreia-do-sul-aprova-lei-que-legaliza-tatuadores-e-regulamenta-estudios-apos-anos-de-clandestinidade.ghtml

O impacto da aprovação do ato médico para os profissionais da tatuagem e piercing
https://www.frrrkguys.com.br/o-impacto-da-aprovacao-do-ato-medico-para-os-profissionais-da-tatuagem-e-piercing/

Novo ato médico ameaça a profissão das pessoas tatuadoras e body piercers
https://www.frrrkguys.com.br/novo-ato-medico-ameaca-a-profissao-das-pessoas-tatuadoras-e-body-piercers/