Cobertura exclusiva: Conscar³

0 Flares 0 Flares ×

No dia 23/05/2009 aconteceu em São Paulo a terceira edição da Conscar, organizada por T. Angel e com o apoio do Iritsu Tattoo Shop, local onde se realizaram as duas primeiras edições do evento nos anos de 2006 e 2007. Numa pontualidade britânica, exatas 18:00 tudo estava devidamente preparado e os artistas e convidados começaram a chegar. A exposição “Horror Corporis: imagens de um Freakshow”, do jornalista e pesquisador Breno Menini, começava a receber seus primeiros olhares dos inúmeros que recebeu durante todo o evento. A exposição “itinerante” é composta por 13 fotografias em preto e branco e traz registros do performer Freak Garcia em cena.
Vindos de diferentes partes do Brasil, os artistas convidados foram Luciano Iritsu (São Paulo), Dark Freak (São Paulo), Gordex (São Paulo), João Caldara (Rio de Janeiro), Valnei (Pernambuco), Raldy (Lençóis Paulista), Paulo Vitor (Igaraçu do Tietê), Gordinho (Sumaré) e Barriga (Rio de Janeiro). Uma multiplicidade de trabalhos que encantavam os olhos do público presente. Passaram pelo evento mais de 100 pessoas, dentre eles entusiastas da modificação corporal, pesquisadores, jornalistas, artistas e curiosos. Ponto marcante e que ficou bastante evidente para todos que estavam lá, é o fato de que o evento reúne não só grandes artistas brasileiros, mas também e principalmente, grandes amigos que não se encontram freqüentemente, o que cria uma atmosfera bastante agradável e convidativa. Era comum ouvir entre um sorriso e outro a frase “por que não temos isso todo final de semana?”.
A maioria das pessoas que foram escarificadas já haviam experimentado a(s) lâmina(s) do(s) bisturi(s) antes.
Se o evento tivesse um subtema, esse poderia ser “o amor”. Em primeiro plano o amor dos artistas pela arte de escarificar, que é tão antiga quanto a própria tatuagem e tão pouco respeitada e reconhecida no Brasil. Mesmo não sendo possível viver só da escarificação esses artistas se especializam e é possível capturar pela precisão do olhar de cada um que ali a motivação primária é sem dúvida alguma a paixão pela arte. Não tem outra resposta quando se pensa no quanto eles se doaram pra estarem ali presentes mostrando suas competências e habilidades. Mas também não podemos nos esquecer da paixão dos que foram escarificados. Corações, alianças, ideologias, crenças e causas foram impressas nas peles. Quando eu perguntava “está tudo bem por aqui?” as respostas eram quase sempre as mesmas, um sorriso que falava por si e um singelo “está tudo bem!”.
Por volta das 2:00 da madrugada o artista Dark Freak iniciava a última scar do evento. A terceira edição da Conscar chegava ao fim, com a certeza de dever cumprido e com uma precoce vontade de quero mais!
Confiram as fotos!

Fotos: Barriga

Fotos: Bruno Lorencini

Fotos: Chorão

Fotos: Gordex

Fotos: João Caldara

Fotos: Jullye Poslednik

Fotos: Marcela Faé

Fotos: Max

Fotos: Tata

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

2 thoughts on “Cobertura exclusiva: Conscar³”

Deixe uma resposta