Exposição de arte em Londres recebe retratos de prisioneiros soviéticos

0 Flares 0 Flares ×

Fotos: divulgação

Está acontecendo em Londres a exposição de arte contemporânea Gaiety is the most outstanding feature of the Soviet Union na Saatchi Gallery. A respectiva mostra conta com 18 artistas da chamada nova arte da Rússia.

Falaremos especificamente sobre um deles, Sergei Vasiliev (1937), que traz em seus retratos diversos homens tatuados. Os corpos desses indivíduos trazem mensagens sobre seus posicionamentos políticos e vida criminosa. Trazem também uma amostra das condições precárias com as quais esses procedimentos aconteciam nas prisiões e ainda acontecem como sabemos. As tatuagens eram feitas com qualquer material e tinta: livros derretidos, urina, sangue, etc.

Vasiliev trabalhou como fotógrafo para um jornal de Chelyabinsk e também como um carcereiro, quando ele encontrou o trabalho de Danzig Baldaev. Como jornalista ganhou diversos prêmios.

Baldaev foi o filho de um etnógrafo que foi preso como “inimigo do povo”, ele cresceu em um orfanato e passou mais de 30 anos trabalhando no sistema penal soviético. Além disso, Baldaev registrou os horrores do Gulag em dezenas de desenhos, mas ele ficou famoso mesmo foi por sua documentação meticulosa das tatuagens gravadas nas pele dos presos. Suas notas e partes dos 3.000 desenhos que ele fez das tatuagens foram publicados em três volumes intitulados Russian Criminal Tattoo Encyclopaedia.

As fotografias de Sergei Vasiliev também são apresentadas na Russian Criminal Tattoo Encyclopaedia. E agora cobrem as paredes de uma das salas da galeria.

As fotografias foram realizadas por Sergei Vasiliev  entre 1989 e 1993, elas retratam prisioneiros soviéticos e documentam a linguagem de código secreta dos criminosos na URSS. Segundo o descritivo da galeria, as imagens evidênciam um espírito corajoso de resistência picaresco,  dentro de uma cultura violenta de repressão.

A exposição vai de 21 de Novembro até 05 de Maio de 2013. No website da galeria você pode conferir e conhecer um pouco mais de todos os artistas que integram a mostra.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.