História da tatuagem será contada em exposição no Memorial da América Latina

0 Flares 0 Flares ×

post-768x768

A Arte na Pele, história da milenar arte de pintura do corpo humano, é a exposição que o Memorial da América Latina abre no dia 3 de setembro no Espaço Gabriel García Márquez, anexo ao Pavilhão da Criatividade. A entrada é gratuita e a visitação vai até o dia 16 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 18h.

O objetivo da mostra é difundir a origem e a evolução da tatuagem, os usos e costumes dessa arte como expressão da linguagem universal que melhor expressa o sentimento de liberdade entre os homens. Nessa viagem pela história da tatuagem, o cenário é composto por peças, quadros e vídeos com imagens do São Paulo Tattoo Festival, evento que deu origem, em 2004, ao Museu Tattoo Brasil, organizador da exposição.

O público vai conhecer as primeiras máquinas artesanais improvisadas com seringas de insulina, baterias de barbeador, cordas de violão, garfos e outros objetos usados nas penitenciárias. Também verá réplicas de cabeças dos índios Maoris, que tatuavam seus rostos de acordo com a posição social. Os guerreiros Maoris quando entravam em guerra, cortavam a cabeça do inimigo e as colocavam em urnas sagradas. Esses objetos se tornaram cobiçados por colecionadores europeus.

Outro destaque são os quadros do dinamarquês Lucky Tattoo, um ex-marinheiro que chegou ao Brasil em 1959 e foi o precursor da tatuagem profissional no país. Todo o material expositivo – inclusive as obras de Lucky – pertence ao acervo do Museu Tattoo Brasil, idealizado pelo tatuador profissional Elcio Séspede, mais conhecido como Polaco.  Há 33 anos na atividade, Polaco criou o Museu com cerca de 500 peças de sua coleção pessoal e doações de outros tatuadores. Ele participa da exposição como curador.

Serviço
A Arte na Pele – Tatuagem
Data: de 3/9 a 16/10
Visitações: de terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Espaço Gabriel García Márquez – Pavilhão da Criatividade
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda –  Memorial da América Latina
Entrada Gratuita
Classificação Livre

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.