Prata sobre Pele sobre Prata de Gal Oppido

0 Flares 0 Flares ×

Fotos: Gal Oppido / Divulgação

foto_02_g
A beleza do universo está em sempre podermos aprender ou conhecer algo novo. Talvez seja isso que nos mantenha vivos ou que dê um sentido poético para as nossas passageiras existências. Partindo dessa ideia ou a colocando aqui em nosso trabalho com o FRRRKguys, dizemos que sempre surge algo novo no que se refere o campo da modificação corporal e da body art. Muitas vezes a novidade é algo que já aconteceu anos atrás, no caso que trataremos aqui, há exatamente uma década.
Recentemente entramos mais em contato com a obra de Gal Oppido que segundo a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais apresenta-o como fotógrafo, arquiteto, músico e desenhista. Nós gostaríamos de apresentá-lo como um dos grandes nomes da arte brasileira e além disso como um sujeito acolhedor no mais vasto sentido da palavra.
Gal Oppido vem realizando excelentes trabalhos no campo da fotografia já há algumas décadas e inclusive investigando e desvendando o corpo nas mais diversas formas. Em seu site há muito o que se ver. Fotografias, making of, textos, vídeos e não exagaremos em dizer, verdadeiros tesouros para nós que pesquisamos as body mods e mesmo a body art como dizemos acima.
Gostaríamos de destacar o trabalho que recebeu o nome de Prata sobre Pele sobre Prata (2003), uma parceria de Gal Oppido com Hugo Curti, quem produziu todas as peças exclusicamente para o trabalho. As fotografias que integram o projeto são de uma delicadeza e brutalidade imensuráveis. Elas nos fazem pensar sobre a nossa frágil condição humana, mas igualmente em nossa potência física. É um chamado ao nosso próprio corpo. É uma ode à beleza dos corpos humanos em suas mais variadas formas.

foto_01_g

As peças de prata foram desenvolvidas anatomicamente, de forma a provocar indícios de ação e reparação no corpo humano, apoiadas em menções como: próteses de audição, dentição e ortopedia; cicatrizes causadas por ação violenta, tatuagens, piercings e próteses subcutâneas; cirurgias para extração de tumor, correção estética de seios e nariz, assim como uma peça que lembra aparelho de tortura bucal imposto aos escravos.
Memorial da Exposição

foto_07_g

Afortunadamente ganhamos um exemplar do livro de Gal Oppido, mas que infelizmente não se encontra à venda. Lamentamos por se tratar de um material extremamente rico e de qualidade impecável. A publicação é de 2003, todavia traz alguns de seus trabalhos do começo da década de 80.

prata-sobre-pele-gal-oppido-autografado-e-c-desenho_MLB-O-164938898_2836
Além do livro houve no mesmo ano a exposição que também recebeu o nome de Prata sobre Pele sobre Prata e aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

tempo_foto_expo_prata_13_g

tempo_foto_expo_prata_28_g

Escrevemos essas linhas com enorme alegria. Falar sobre o Gal Oppido e o seu trabalho é uma grande satisfação para nós. Sem dúvida alguma é uma pessoa que fez e continua fazendo belíssimas obras envolvendo o corpo modificado, na arte ou cru.
Sei que muitas pessoas que forem ver esse trabalho pela primeira vez irá passar por um processo de sensações.

CLIQUE AQUI para ver mais fotos do Prata sobre Pele sobre Prata.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta