Precisamos assistir o filme Pantera Negra

0 Flares 0 Flares ×

Fotos: reprodução / Google

O filme Pantera Negra estreia no Brasil em 15 de Fevereiro.

Pantera Negra (Black Panther) é um filme norte-americano de super-herói, baseado no personagem Pantera Negra da  Marvel Comics, produzido por Marvel Comics e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. O filme será o décimo oitavo filme do Universo Cinematográfico Marvel e o primeiro filme solo do super-herói. O filme é dirigido por Ryan Coogler e co-escrito por ele junto com Joe Robert Cole. O elenco é composto por Chadwick Boseman como T’Challa/Pantera Negra e ainda, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Angela Bassett, Danai Gurira, Andy Serkis e Forest Whitaker. A Marvel convidou o rapper Kendrick Lamar para produzir a trilha. “‘Pantera Negra’, da Marvel, é incrível, do elenco até o diretor“, disse o rapper em nota oficial. “A magnitude do filme demonstra um grande casamento entre arte e cultura. Estou honrado em contribuir com meu conhecimento para produzir a trilha e compor músicas de acordo com a visão da Marvel.

Elenco de Pantera Negra.

Pantera Negra surgiu nos quadrinhos pela primeira vez em Fantastic Four # 52 (julho de 1966), criado pelo escritor e editor Stan Lee e pelo escritor e ilustrador Jack Kirby. É o primeiro super-herói de ascendência africana nos grandes quadrinhos norte-americanos. Desde 1992 existe o desejo de se realizar o filme, interesse movido pelo ator Wesley Snipes e que acabou não acontecendo por uma série de motivos. Somente em 2016 o personagem veio aparecer no longa Capitão América: Guerra Civil e agora, finalmente, ganha o seu solo, com data de estreia em 15 de Fevereiro no Brasil. 

A sinopse oficial diz que:

“Após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, T’Challa retorna para casa, na nação reclusa e tecnologicamente avançada de Wakanda, para servir como o novo líder. Entretanto, T’Challa logo descobre que é seu trono é desafiado por facções dentro de seu próprio país. Quando dois inimigos conspiram para destruir Wakanda, o herói conhecido como Pantera Negra precisa se unir ao agente da CIA Everett K. Ross e membros do Dora Milaje, as forças especiais de Wakanda, para prevenir que o país seja levado a uma guerra mundial.”

Precisamos ver esse filme e por vários motivos. Pelo histórico desde a base dos quadrinhos. Além disso, por ser um filme com grande representatividade para as pessoas negras, algo que não é muito comum nas grandes produções cinematográficas e que vem sendo criticado e combatido com cada vez mais força. Ainda, e aqui atendendo as especificidades do nosso eixo temático, pelas poucas imagens divulgadas em trailers, pôsteres e fotografias, vemos um grande repertório de modificações corporais presentes no longa. Desde os anéis nos pescoços e punhos, até grandes escarificações nas personagens.

Anéis nos pescoços e punhos, são costumes de algumas tribos africanas, como exemplo, o povo Ndebele.

Escarificações fazem parte da cultura de diferentes povos africanos, como da Costa do Marfim, Nigéria, etc.

As escarificações são feitas por variadas motivações, registrando acontecimentos e até mesmo a expressão de uma posição social.

 

Acreditamos com muita força que o filme poderá ajudar as pessoas a entenderem as modificações corporais como processos culturais, ainda que essa aula venha de uma ficção. Toda ajuda nesse sentido é bem vinda, principalmente quando o super-herói é o Pantera Negra. Nos vemos no cinema no dia 15 de Fevereiro. 

Confira abaixo o trailer legendado em português.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.