Qual o problema do Catraca Livre com as modificações corporais?

0 Flares 0 Flares ×

catracadenovo(Reprodução: Facebook)

Qual o problema do Catraca Livre com as modificações corporais? Talvez não seja um problema especificamente com a modificação do corpo, mas um problema com eles. Prefiro acreditar assim, que eles estão com sérios problemas estruturais.

Para quem não se recorda eles produziram uma matéria absolutamente maliciosa e leviana sobre a tatuagem no globo ocular em Maio deste ano, você pode reler CLICANDO AQUI. Na ocasião movimentamos protestos eletrônicos e conseguimos um mecânico pedido de desculpas e a remoção do artigo, como você também pode ver CLICANDO AQUI.

Novamente eles se manifestam publicamente de maneira muito parecida com aqueles programas evangélicos que discutem assuntos diversos – sem saber sobre o que estão falando, todavia, dentro de uma lógica maniqueísta e limitada em absoluto. Novamente o Catraca Livre.

A matéria de título ‘Canadense bate recorde mundial de piercings no corpo‘ traz um texto meramente informativo, sem nenhum problema. Porém, ao divulgar a matéria pelo Facebook, houve um acompanhamento da problemática legenda e pergunta: “arte ou desequilíbrio psicológico?”

Por que você sempre faz menção sobre possíveis distúrbios psicológicos ao falar das práticas de modificação do corpo? Por que Catraca Livre? Por que você tenta encaixotar práticas históricas seculares dentro de duas únicas possibilidades: arte ou distúrbio, certo ou errado, feio ou bonito… Por que Catraca Livre? Por que vocês se mostram engajados com movimentos sociais – a exemplo do LGBT – e por outro lado ofendem e colaboram com a violência simbólica de um outro grupo de pessoas? Não vou nem falar somente sobre as pessoas da comunidade da modificação do corpo que vocês ofendem repetidamente, mas acrescento o deslize recente com a matéria “das presidiárias bonitas” – conforme a publicação, mulheres  brancas e louras – que vocês chamaram de “polêmica” devido as contestações. Por que Catraca Livre?

Vocês estão prestando um desserviço para a sociedade e reforçando estereótipos. Não só isso, vocês estão reproduzindo uma ideia – que parte de um discurso – autoritário e violento que tenta definir o que é normal. Se a intenção de vocês atual é só criar polêmica, parabéns, vocês estão no caminho certo. Na realidade, vocês não estão apenas criando polêmicas, estão sendo preconceituosos no sentido literal.

Não vamos nem entrar no mérito de que vocês estavam falando sobre recordes mundiais. Será que se fosse a matéria sobre um nadador que resolveu quebrar um recorde de distância, este entraria em um esquema “esporte ou distúrbio psicológico” também? Cremos que não.

Fica registrado novamente o nosso repudio pela maneira leviana com a qual vocês insistentemente nos tratam.

Pedimos gentilmente aos nossos leitores e leitoras que enviem notas de repudio para o Catraca Livre.

http://catracalivre.com.br/contato/

https://www.facebook.com/CatracaLivre

Twitter: @CatracaLivre

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

1 thought on “Qual o problema do Catraca Livre com as modificações corporais?”

  1. Infelizmente catraca livre já foi melhor. Li sobre isso e achei totalmente desnecessário a legenda e ofensiva também! Espero que melhorem *sendo otimista*

Deixe uma resposta