Questão sobre body art e body modification fez parte do ENEM 2018

0 Flares 0 Flares ×

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de 2018 – assim como dos últimos anos – trouxe questões que quebram o ritmo conservador e do retrocesso que tem marcado o Brasil. O tema da redação não deixou a desejar, sendo ele “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

Feminismo, ditadura militar (1964-1985) e nazismo foram questões do primeiro dia. Houve também questão envolvendo o pajubá, linguagem adotada por travestis e que ganhou a comunidade LGBT. Tivemos também uma questão sobre a body art e body modification, que propunha uma reflexão sobre as experimentações do corpo com base no texto da pesquisadora Priscilla Ramos da Silva apresentado no II Encontro de História da Arte da UNICAMP em 2006. É a primeira vez que temos notícia que a temática caiu no exame. 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.