Site da Câmara dos Deputados traz enquete sobre a lei que pretende criminalizar o eyeball tattooing

0 Flares 0 Flares ×

Sem Título-1

Com o título Tatuagem nos olhos poderá ser proibida no país o site da câmara dos deputados traz uma matéria sobre o projeto de lei do Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que pretende tornar crime a prática do eyeball tattooing em todo território nacional. Além da matéria, o site coloca para a população uma enquete, onde é possível votar sim (se for a favor da criminalização), não (se for contra ao projeto) e não sei.

Acho importante utilizar a palavra criminalização e não somente proibição, pois é exatamente isso que o projeto de lei propõe, criminalizar uma prática e automaticamente o grupo de pessoas que a vivencia.

O texto colocado no site não é imparcial, uma vez que ele apresenta apenas um lado da moeda. Quero dizer com isso que fica evidente que a matéria não desfaz as confusões de cunho técnico e teórico do projeto de lei, não desfaz a ausência de informação precisa e reproduz apenas o ponto de vista do deputado, amparado em um discurso cínico, moralista, normatizador e controlador.

Sim, o projeto de lei está debruçado no preconceito contra práticas individuais. Ao falar (somente) em riscos e suscitar uma possível mutilação, haveria de se levar em consideração a quantidade de intervenções nos corpos que acontecem hoje e que não vemos nenhum afinco em reprimi-las. Não vemos e não veremos, pois a maioria dessas práticas atendem os ditames (econômicos, estéticos, morais, políticos e culturais) do status quo.

Em todo caso, ontem quando entramos na enquete havia o número de 73,3% de pessoas favoráveis a criminalização. Após uma ação que iniciamos na madrugada, hoje o resultado virou, 77,30% de pessoas dizem NÃO ao projeto de lei.

Nós não aceitamos que o Estado retire o nosso poder de decisão sobre os nossos corpos e nossas subjetividades.

Entre no link abaixo e vote também:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/460774-TATUAGEM-NOS-OLHOS-PODERA-SER-PROIBIDA-NO-PAIS.html

Aproveite para lei, assinar e compartilhar a nossa petição:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Deputado_Rogerio_Peninha_Mendonca_PMDBSC_Pedimos_o_arquivamento_imediato_do_PL_57902013/?cWKTwfb

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.