Tatuagem na língua

0 Flares 0 Flares ×

10649649_311480839057390_1374593952061213061_n

A tatuagem na língua é um dos Santo Graal  da modificação do corpo, e embora tenha havido sucesso na coloração permanente de línguas para uma nova cor por injeção de tinta no músculo (que pode ou não ser seguro), poucas pessoas têm alcançado sucesso consistente em desenhos de tatuagem que durem.
Shannon Larratt

 

No dia 26 de Setembro o tatuador Victor Bergamo teve a sua língua tatuada de preto em São Paulo. Para saber um pouco mais sobre o procedimento conversamos diretamente com ele, que atenciosamente nos contou ter feito apenas uma única sessão e que agora boa parte da tinta saiu, ficando apenas manchas. O procedimento foi feito através do uso de máquina de tatuagem, falamos isso pois há outro método que vem sendo feito através da injeção de tinta. Victor considera o procedimento com injeção muito arriscado e reclama da falta de informação sobre a técnica feita desse modo. Realmente há pouca informação e estudos a respeito.

10592813_310462149159259_338755172817588116_n(Procedimento sendo realizado em Victor)

Assim como a grande maioria das modificações corporais, a tatuagem na língua tem uma longa história e que reforça a nossa ideia de que a prática seja um fenômeno cultural em diferentes tempos e espaços. Segundo o BMEzine, em 1820 a rainha havaiana Kamamalu  recebeu uma tatuagem na língua para mostrar seu luto depois da morte de sua sogra. Isto foi testemunhado por um missionário chamado William Ellis (1794-1872), que comentou que a rainha devia estar com muita dor. Ela respondeu: He eha nui no, he nui roa ra ku‘u aroh“. (Tradução: De fato uma grande dor,  maior é a minha afeição.)

Apesar de ser um procedimento de alteração corporal possível que vem sendo feito através dos séculos, é ainda controverso. Principalmente no que diz respeito a permanência do pigmento e obviamente os riscos. Ainda segundo o BME, o pigmento fixa na língua se realizado com uma seringa. Usando o método de injeção para tatuar a língua, pode ser criado um blowout forçado” sob a pele. Isto é feito através da injeção de pigmento na “camada permanente” da pele, como é comumente referido na tatuagem em outras partes do corpo. O alerta e o pedido de atenção do BME se direciona ao cuidado para que não se injete o pigmento via intramuscular.

rodman tongue(Yaz exibindo sua tatuagem na língua em A Colônia (EUA, 1997)

Pensando a tatuagem na língua através de máquina é importante dizer que não é algo novo. Inclusive, o procedimento já esteve presente no cinema na década de 90 no filme A Colônia (EUA, 1997). Na ficção, o personagem Yaz (Dennis Rodman) ao ser questionado por Jack Quinn (Jean-Claude Van Damme) se a tatuagem na barriga doía, mostra a língua e diz que aquela sim era dolorida.

O que os documentos apontam e o BME reforça é que a tatuagem na língua é possível sim, no entanto, ela não tem completa fixação quando feita com máquina. O site aponta que isso se dá por conta da espessa camada das papilas gustativas que revestem a parte superior da língua. Já a parte inferior pode ser tatuada através de máquina e conseguir a fixação do pigmento, justamente pela falta das camadas que existem na parte de cima.

page(Foto: BMEzine | Experimento feito em 2011, é possível perceber a rápida eliminação do pigmento)

Vamos seguir estudando e documentando os novos casos que surgirem. Se você conhecer alguém que tenha conseguido um bom resultado na tatuagem da língua através da tatuagem com máquina, deixe-nos saber.

FONTES:
Tongue Tattoo
http://wiki.bme.com/index.php?title=Tongue_Tattoo

Tongue Tattoo Fail
http://news.bme.com/tag/tongue-tattoo/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

1 thought on “Tatuagem na língua”

Deixe uma resposta