Exposição inédita sobre Ana Mendieta chega ao Sesc Pompeia

Release e texto original – reproduzido adaptado – do Sesc São Paulo.
_________________

O Sesc Pompeia recebe exposição inédita da artista cubano-americana Ana Mendieta (1948-1985) que contará com 21 filme-performances gravados em Super 8, 16 mm e Betacam entre 1972 e 1981, e fotografias de natureza auto-performativa. Duas exposições em uma, o projeto apresenta ainda uma exposição coletiva com artistas contemporâneas de diferentes gerações cujo trabalhos dialogam (in)diretamente com a obra da artista.

Com curadoria de Daniela Labra, curadoria adjunta de Hilda de Paulo e assistência de Maíra de Freitas, a exposição “Ana Mendieta: Silhueta em Fogo” apresenta um panorama da vida e da obra de uma das artistas mais emblemáticas da arte contemporânea. Suas obras se materializam em diferentes suportes estéticos, sendo originais e contundentes, fazendo da artista uma pioneira na investigação da poética relativa ao corpo, ecologia, feminilidade arquetípica, ancestralidade, cura, ecologia, crítica e performatividade. Além da extensa perspectiva conceitual atrelada à feitura dos trabalhos, Mendieta explorou outros temas em linguagens como fotografia, esculturas em madeira e argila, desenhos, intervenções rurais e ações em espaços domésticos.

Múltiplos e interculturais, seus trabalhos se tornaram uma referência para artistas de diferentes gerações. Os temas de reflexão se desdobram até hoje em extensas experimentações artísticas e práticas transdisciplinares. Assim, nasce a exposição “terra abracaminhos”. A mostra apresenta artistas de diferentes gerações, “filhas da ‘mestiza’ e da diáspora fronteiriça, como pensou a filósofa Gloria Anzaldúa, na década de 1980”. Os trabalhos das artistas convidadas se apresentam em diversas mídias, incluindo performances presenciais, cujas propostas estéticas, mais uma vez, têm pontos de contato com as de Ana Mendieta.

Ana Mendieta Anima, Silueta de Cohetes (Firework Piece), 1976 Super-8mm film, color, silent

Programação Integrada: plenárias e ciclo de performances

Como importante momento de reflexão sobre o fazimento artístico em diálogo com as teorias feministas, a exposição contará com uma vasta programação integrada, reunindo as plenárias “Falar em Línguas” que se estruturam como uma programação de palestras e diálogos que propõem criticizar teorias do conhecimento hegemônicas e expor epistemologias ainda escamoteadas pela colonialidade do saber. A programação contará ainda com um ciclo de performances e um cine clube. Mais informações em breve.

SERVIÇO
Sesc Pompeia
Ana Mendieta: Silhueta em Fogo | terra abrecaminhos
De 19/09/23 a 21/01/24
Terça a Domingo
Visitação:
terça a sábado, 10h — 21h
domingo e feriado, 10h — 18h
A exposição oferece recursos de acessibilidade.
GRÁTIS