Fotos: Luca Gaetano Pira
Nunca antes as pessoas têm sido tão infantilizadas, feitas tão dependentes da máquina para tudo; na medida em que a Terra se aproxima rapidamente de sua extinção devido a tecnologia, nossas almas são retraídas e niveladas por seu controle penetrante. Qualquer senso de plenitude e liberdade pode apenas retornar pela abolição da massiva divisão de trabalho que está no coração do progresso tecnológico. Este é o projeto liberador em toda sua profundidade.”
John Zerzan
Luca Gaetano Pira é um fotógrafo queer italiano, que tem abraçado o nomadismo e assim viajado ao redor do mundo. As suas fotografias trazem figuras humanas em cenários oníricos, lúdicos e algumas vezes distópico. Em seu projeto intitulado como Khaos, ele invoca em sua introdução o pensamento do filósofo anarquista norte-americano, John Zerzan (1943), considerado um dos expoentes do anarcoprimitivismo, movimento que tece críticas das origens e progressos da civilização.
Segundo as próprias palavras do artista, Khaos visa criar uma espécie de enciclopédia biocêntrica em que o ser humano, desnudado, é contextualizado na companhia de outros terráqueos (habitantes da Terra), cria um equilíbrio natural em que todos têm a necessidade e o desejo de viver livre de acordo com seus instintos naturais. Biocentrismo é composto por uma visão de mundo que incide sobre o conceito de vida, superando as barreiras mentais de nossa cultura antropocêntrica que priva os valores de criaturas não-humanas.
Vai dizer ainda, que no mundo ocidental é frequentemente encontrado atitude do último tipo, onde o ser humano é dado um valor maior do que as outras formas de vida, que se tornam recursos a serem explorados até a exaustão, sem distinção entre objetos, animais ou plantas. Este é o caminho da ciência moderna, que vê toda a natureza ao nosso redor simplesmente como algo subserviente ao ser humano, sem perceber que o mesmo ser humano não é senão uma forma de vida, entre outras formas de vida, um pedaço da natureza e que, como tal, ele precisa estar em uma relação equilibrada com todo o resto.
Em tempos como o nosso falar sobre equilíbrio, repensar os nossos privilégios e sugerir novas construções de afeto e vida entram na categoria do estado de emergência. Abaixo você confere algumas imagens do projeto.
CONTATOS
http://www.luca-gaetanopira.com/
https://www.facebook.com/Luca-Gaetano-Pira-Photography-1527380447513496