Sesc Av. Paulista traz exposição sobre a artista Orlan

O Sesc Avenida Paulista traz de Setembro a Janeiro uma exposição retrospectiva da carreira da artista francesa Orlan. O projeto traça um panorama dos quase sessenta anos de atuação da artista e apresenta um conjunto de obras ilustrativas de sua trajetória, privilegiando obras fotográficas, vídeos e esculturas. A curadoria é assinada por Alain Quemin e Ana Paula C. Simioni.

A exposição pretende dar a conhecer ao público de São Paulo o considerável e tão variado trabalho artístico de Orlan, revisitando suas principais criações e mostrando como essas derivam, em grande parte, de obras seminais que ela fez ainda muito jovem, até as mais atuais. Trata-se ainda de mostrar como a criação, tanto de si mesma quanto de suas obras, e o processo de empoderamento, estão intimamente ligados.

Orlan (França, 1947), tem estado continuamente presente no cenário internacional da arte contemporânea, produzindo um conjunto de obras considerável. Quer seja por sua contribuição para a arte feminista, arte corporal, arte relacionada às tecnologias vivas ou para arte relacionada às novas tecnologias. Deve-se notar que Orlan é, sem dúvida, uma das artistas francesas mais reconhecidas internacionalmente. Há três anos, Orlan é representada por uma nova galeria internacional, a Ceysson & Bénétière Gallery, que, em muito pouco tempo, já dedicou duas exposições em Paris, além de uma em Nova York, trazendo à tona toda o significado histórico de seu trabalho. Em 2021, Orlan obteve a mais alta distinção atribuída pelo Estado francês, a Legião de Honra (Legion d´Honneur), pelo conjunto de sua obra, e, nesse mesmo ano, publicou a sua autobiografia pela Gallimard.

Palestra-performance

Em sua primeira retrospectiva no Sesc de São Paulo, Orlan fará uma palestra magistral na qual relembra momentos marcantes de sua vida e carreira. Um encontro que mistura a história da arte e a história de uma vida com humor e autenticidade. Após a palestra-performance, a artista apresentará sua nova performance Le Slow de l’artiste pela primeira vez no continente americano. O público poderá dançar ao som dos slows do seu primeiro álbum musical, para os quais Orlan escreveu as letras, criado em osmose com 19 músicos internacionais. A palestra-performance acontecerá em 03 de Setembro.

Foto: Ali Mahdavi/ reprodução SESC

Lançamento de livro

A artista Orlan virá para sua exposição no Brasil, momento em que também ocorrerá o lançamento de seu livro, intitulado “ORLAN. Strip-tease: tudo sobre minha vida, tudo sobre minha arte”, pela Edições Sesc. O evento de lançamento está agendado para 06 de Setembro, momento em que haverá um bate-papo com a curadora da exposição Ana Paula Simioni, seguido de sessão de autógrafos. A atividade contará com tradução simultânea francês-português.

“ORLAN. Strip-tease: tudo sobre minha vida, tudo sobre minha arte”, pela Edições Sesc. Foto: divulgação/reprodução SESC

SERVIÇO
Tornar-se Orlan
De 02/09/23 a 28/01/24
Sesc Av. Paulista
Local: Arte I (5º andar)
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Visitação:
Terça à sexta, das 10h às 21h30
Sábados, das 10h às 19h30
Domingos e feriados, das 10h às 18h30

Dia 20/11, segunda, a exposição estará aberta; dia 21/11, terça, a exposição estará fechada.

GRÁTIS