Variações e experimentações com a suspensão do corpo: ponto único na testa e no púbis

0 Flares 0 Flares ×

Fotos: Acervo pessoal de Titah

Recentemente a brasileira Cintia Oliveira, também conhecida como Titah, passou por novas experimentações com a suspensão corporal. Com uma força, potência e resistência gigantesca, suas suspensões nos fazem perder o fôlego… E agora escrevemos um pouco sobre tudo isso.

Quando no final de sua suspensão pela face, em Setembro de 2022 em Belo Horizonte, com Alessandra Favoritto, Pombo Morcego e Binha Cas, ela decidiu que gostaria de passar pela experiência novamente, dessa vez, com o ponto único (single point). Importante dizer que poucas pessoas ao redor do mundo passaram pela suspensão pelo rosto, ao que nos consta, no Brasil apenas duas mulheres a fizeram, justamente Titah (em 2022, com dissemos) e Alessandra (em julho de 2017).

Alessandra Favoritto oferecendo suporte para Titah. Minas Gerais, Setembro, 2022.
Suspensão corporal pela face. Minas Gerais, Setembro, 2022.
Suspensão corporal pela face com 6 pontos. Minas Gerais, Setembro, 2022.

Sem saber se era possível a suspensão pela face com um único ponto,  Titah estabeleceu diálogo com Alex Indigenak. Embora sem referencial de alguma experiência similar anterior, experimentaram o corpo, massagearam a região, dialogaram mais profundamente, fizeram combinados de cuidado e segurança e se preparam para o acontecimento.

Titah sendo perfurada por Indigenak. Rio de Janeiro, Março, 2023.

Então, em Março de 2023, no Rio de Janeiro, Titah diz que se jogou na fúria da sua potência e na de quem está com ela para passar pela experiência. “Eu dei tudo de mim para parir essa suspensão, tudo, tudo o que eu podia”, nos disse a suspender. Segura, tranquila, abraçada por sua rede de afetos e amores, iniciou a suspensão de ponto único pelo rosto. “Foi muito forte, muita concentração, uma pressão craniana muito forte, mas tudo tranquilo”, concluiu.

Indigenak acompanhando a suspensão de ponto único. Rio de Janeiro, Março, 2023.

Titah disse que foi alertada que poderia romper a pele, pela intensidade da posição e sensibilidade da área. Ela chegou a tirar um pé do chão, quando o segundo estava a sair, a pele começou a rasgar e, com isso, a experiência precisou ser interrompida.

Titah em sua suspensão de ponto único. Rio de Janeiro, Março, 2023.
Titah em sua suspensão de ponto único. Rio de Janeiro, Março, 2023.

A suspender nos disse que se sentiu bastante frustrada e que chorou muito. Foi um processo difícil de entender, segundo ela, pois se sentia pronta. Depois de longas conversas com sua rede de apoio e afetos, concluiu que a suspensão não é só mental e que não se poderia fazer uma cisão entre corpo e mente. Existe as limitações físicas que precisam ser consideradas.

Agora Titah entra em um novo processo de preparação para tentar novamente no futuro. “Se preparar tipo atleta mesmo”, afirmou em nossa conversa. A preparação envolve não ter novas perfurações na área e a perda de alguns quilos (para diminuir a pressão) para daqui no mínimo 2 anos, tentar novamente subir.

Não ter conseguido subir com o ponto único pelo rosto, não freou o seu desejo de exploração do corpo suspenso. Um dia depois, surgiu a vontade de experimentar outra variação de suspensão, agora ponto único pelo púbis ou como ela chamou “single point da xota”. E novamente movida pela fúria do desejo, pela gana e pela enorme vontade, subiu na variação desejada. Fez uso da fita de proteção, consciente do risco que a pele estourasse. Dessa vez tomou conta do ar dançando e brincando com ele. Subiu e desceu em torno de três vezes. Segundo ela, foi outra experiência bastante forte e intensa que a trouxe bastante paz e serenidade posteriormente.

Single point da xota da Titah. Rio de Janeiro, Março, 2023.
Indigenak facilitando a Single point da xota da Titah. Rio de Janeiro, Março, 2023.
Pam desfruta do momento com Titah. Rio de Janeiro, Março, 2023.
Single point da xota da Titah. Rio de Janeiro, Março, 2023.

A suspensão corporal tem essa potência transformadora. Mexe em tudo, profundamente, dentro de nós. Sempre dissemos que a presença de mulheres – cada vez mais forte e maior – na comunidade da suspensão corporal, revolucionaria muito a prática. Nós, e vocês, estamos podendo desfrutar o privilégio de assistir tudo isso em tempo real. Que momento precioso!

Ah! Os pontos únicos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×