“Mas eu penso bastante sobre a minha vida, os altos e baixos e das coisas que eu perdi e de quem eu me tornei e tenho certeza que teria encontrado paz no cultivo de alimentos. Eu estou fascinado agora em observar as minhas plantas crescerem. Eu cultivo muitos brotos de feijão diferentes para comer e fazer suco todos os dias e isso me traz muita alegria, nós não temos jardim, mas temos feito mudanças dentro de casa para que possamos cultivar mais coisas…”
Xed Le Head (1967-2023)
É com profundo pesar que soubemos da passagem do tatuador Xed Le Head, aos 56 anos de idade, em 16 de Outubro de 2023. A comunidade da modificação corporal internacional enlutada, lamentou essa partida precoce e, ao mesmo tempo, celebrou toda potência de vida e inspiração que a obra de Xed nos deixou (pra sempre).
Nascido em 23 de Janeiro de 1967 em Londres, Xed em sua jornada pela cultura da modificação do corpo – que iniciou em sua adolescência – transitou pela tatuagem, body piercing, suspensão dentre outras técnicas e experiências mais “extremas”. Na década de 90 se consolidou como um ícone de nossa comunidade, com destaque para suas performances envolvendo a perfuração do corpo para Wildcat. No entanto, ele se tornou uma lenda por meio do seu trabalho com a tatuagem nos estilos blackwork, dotwork e com a geometria sagrada. Algumas pessoas o chamavam como Dotfather (Pai do pontilhismo) ou Dotgranfather (Avô do pontilhismo) reconhecendo o seu impacto na influência de tantas e tantos profissionais da tatuagem ao redor do mundo.
Em Março de 2023, Xed escreveu em sua conta do Facebook:
“Há oito anos, acordei e as minhas mãos não pareciam bem… Tinha começado… Demorou apenas 11 semanas para passar de um corpo totalmente apto para tetraplégico… E esse foi o fim da minha carreira… Foi o fim de tudo que eu conhecia. Nunca consegui preencher o buraco que ficou em mim, porque talvez seja mais um abismo do que um buraco… Vivia para tatuagem, como qualquer um que me conhecia naquela época sabe, mas adiante precisamos ser soldados. Não tenho muitas fotos minhas tatuando, talvez 4 ou 5 e já postei as outras do passado (então se alguém tiver foto decente minha trabalhando, por favor, me encaminhe). Aqui está uma foto da lenda Steve Herring e eu tatuando os pés de um cara ao mesmo tempo. Que sessão foi essa? Quebrei uma câmera na parte de trás de um rotativa enquanto batia aquela tinta… Ah! Como sinto falta daqueles dias tranquilos do além… Amor, Xed.”
Segundo o Tattoo Spark, em 2015, Xed teve uma lesão medular devastadora. Precisou se aposentar da tatuagem e passou a produzir suas artes em telas de acrílico ainda trazendo muitos elementos sagrados da cultura hindu. Durante esse período contou com apoio de sua teia de afeto e de arrecadação de fundos, uma vez que não conseguia mais trabalhar com sua grande paixão: a tatuagem. A sua recuperação foi lenta e ele passou a fazer uso de próteses, todavia, mais recentemente foi diagnosticado com mielopatia, uma degradação crônica e progressiva da medula espinhal. Ele continuou pintando enquanto foi possível, no entanto, ele perdeu ainda mais o movimento de suas mãos.
A gente precisa falar e repetir que, quando do adoecimento de Xed, foi mobilizado uma campanha virtual para arrecadação de fundos para o seu tratamento e para que ele pudesse sobreviver, até que fosse possível receber um subsídio do governo por sua atual condição e ele pudesse pintar e vender suas obras. Foi o apoio da comunidade e de sua teia mais próxima de afeto que o ajudou. Agora, na ocasião de seu falecimento, tem sido movido uma outra arrecadação de fundos para o seu funeral. Tudo isso nos faz pensar muito no quanto somos vulneráveis e no quanto precisamos – enquanto comunidade – nos organizar e nos apoiar (e como essa vulnerabilidade afeta as pessoas de diferentes formas). É nós sobre a para nós, sabe? A gente precisa pensar nisso, conversar sobre isso e pensar formas e estratégias de nos assegurar financeiramente em casos parecidos. Voltaremos a escrever sobre todas essas coisas que nos afetam enormemente ao longo do tempo.
A sua morte foi anunciada via Facebook. Xed teve uma grande hemorragia no cérebro devido a um pico na pressão arterial e não resistiu. Como escrito na mensagem, “Xed agora está livre”.
Xed Le Head deixou sua companheira Wiggy, o cachorrinho Penny Lionheart e uma comunidade da modificação corporal em luto. Agradecemos profundamente por tanto e por tudo. Descanse na força da luz!
REFERÊNCIAS
Xed Le Head obituary
https://tattoo-spark.com/xed-le-head-death-obituary/
Gofundme Xed Le Head
https://gofund.me/7d8dff9e