O Manifesto Freak é um texto de 2015, publicado em 2016, escrito por T. Angel e como ela costuma dizer, “com muitas outras cabeças e corações”. Tem um contexto muito específico da data de sua publicação, no entanto, o tempo passa e o manifesto segue sendo atual… Segue sendo relevante.
De texto, que inicialmente era, se tornou chamamento para construção de comunidade, palestra, aula (Pedagogia do Esquisito ou Pedagogia das Aberrações), vídeo, camiseta, ilustração, música e agora, pela primeira vez, se desdobra enquanto performance coletiva, intitulada Manifesto Freak: canto das aberrações. A sinopse do trabalho diz:
“Em cantos. Partindo do texto Manifesto Freak, cinco performers ocupam os cantos da galeria de arte com suas corporalidades e subjetividades esquisitas. Cada qual, em seu próprio tempo, com suas línguas soltas, bipartidas e perfuradas entoam os cantos das aberrações. As mãos também cantam. Vozes, cantos, silêncios, línguas e palavras que agem no tempo e espaço. Chamamento orquestrado e coreográfico – antinormatividade compulsória – das e para as malditas da história. Cantos. Bandos. Bardos.”
Cinco performers – Emilia Aratanha, Karine Guimães, T. Abitante, Thata e T. Angel – ocuparão a exposição Tornar-se ORLAN no Sesc Av. Paulista durante todas as noites das sextas de Janeiro, espalhando a palavra: os cantos nos cantos do lado de dentro e para fora. A ação caminha junto com o último mês da exposição da ORLAN. E assim começa 2024!
A atividade é aberta, gratuita e sujeita a limitação de pessoas por conta da lotação do espaço.
SERVIÇO
Manifesto Freak: canto das aberrações
De 05 a 26 de Janeiro de 2024
Das 20:30 às 21:15
Sesc Av. Paulista
Arte I – 5º Andar
GRÁTIS