Eyeball Tattooing: respostas para as perguntas frequentes

0 Flares 0 Flares ×

FAQeyeball

Última revisão: 16/12/2014 | Por T. Angel
________________________________

A partir do trabalho iniciado e realizado por Shannon Larratt (1973-2013), traduzimos, revisamos e atualizamos as informações sobre a técnica conhecida como eyeball tattooing. Consideramos que a melhor forma de se aprimorar uma técnica de modificação do corpo não é através de sua respectiva criminalização, mas sim de um árduo trabalho de análise, leitura e estudo.

O material estará dividido inicialmente com uma tradução muito próxima do que Shannon Larratt escreveu, sequencialmente um espaço reservado especificamente para a situação da técnica no Brasil. No segundo momento existe o uso de fontes e referência para a maioria das respostas, assim como possíveis usos de imagens ilustrativas.

  •  Como já indicado, este documento refere-se a eyeball tattooing (sobre o branco do olho), utilizando o método de injeção de tinta, ao invés da tatuagem na córnea (sobre a íris), utilizando punções repetitivas de agulha .
  • Este documento está em revisão constante e reflete o atual entendimento amador da técnica de eyeball tattooing. Ele não deve ser considerado como uma recomendação definitiva ou absoluta. Este documento não é um conselho médico. Este documento será atualizado sempre que pertinente e possível, por isso, volte para acompanhar as atualizações.
  • Eyeball tattooing traz consigo riscos significativos, incluindo a cegueira e complicações como risco de morte. Nada neste documento deve ser tomado como apologia, recomendação ou incentivo para que se façam eyeball tattooing, tão pouco, apresentar o procedimento como como totalmente seguro. Se o fizer, faça por sua conta e risco.
  • Como esse material estará em constante mudança, por favor não copie e cole em nenhum lugar. Ao invés disso link diretamente com o FG, onde a respectiva página está hospedada.

_________________________________________________________

FAQ POR SHANNON LARRATT
(18 de Outubro de 2012 – 21 de Novembro de 2012)

 

O que é a tatuagem no globo ocular?
A tatuagem no globo ocular, no contexto do recorte deste documento, é o processo de alterar permanentemente a cor do olho. Geralmente se refere a injeção de tinta debaixo da superfície do branco do olho, ao invés da alteração da coloração da íris. Embora este procedimento também exista dentro da oftalmologia. No entanto, são procedimentos completamente distintos.


Por que alguém iria querer tatuar o olho?

Esta é uma pergunta grosseira que ninguém deve se sentir obrigado a responder para ninguém, mas a si próprio. Em todo caso, generalizando, as pessoas fazem a tatuagem no globo ocular pelas mesmas razões que as pessoas podem fazer qualquer outra tatuagem ou qualquer mudança permanente para si – porque isto as fazem felizes ou a se sentirem bem de alguma forma. Porque elas gostam dessa aparência. Porque lhes completa espiritualmente. Porque elas acham que é sexualmente atraente. Porque elas querem se diferenciar dos outros. Porque elas sentem que a tatuagem chegou ao mainstream e querem algo que seja mais chocante socialmente. Porque viram em um sonho. Porque as agrada como artistas. Porque elas querem fazer uma declaração política. Porque elas estão com raiva de sua mãe por não abraçá-las o suficiente. Porque nada disso é da sua conta.


Não seria melhor apenas usar uma lente de contato (escleral)?

Lentes de contato de esclera ou aquelas que cobrem o olho todo são extremamente desconfortáveis e duras nos olhos. Lentes de efeito especial deste tipo (versus lentes de contato médicas específicas) não se destinam a serem usadas por mais de algumas horas, não mais que 6 horas por vez e somente de modo ocasional. Usar lentes de contato de esclera de modo constante ou mesmo regular carrega consigo riscos médicos significativos e talvez seja muito mais perigosa do que a tatuagem no globo ocular em si. No entanto, se você não tiver certeza de que seja algo com que você queira comprometer a sua vida, esta pode ser uma ótima alternativa , mas temporária.

Como se difere anatomicamente uma tatuagem no globo ocular de uma tatuagem comum na pele?
A estrutura da derme/pele é anatomicamente bastante diferente da estrutura do olho. Uma tatuagem na pele é abaixo da – em constantemente regeneração – epiderme, com a tinta sendo depositada no interior mais estável da derme??. As partículas de pigmento ficam presas entre as células da derme. Em uma tatuagem no globo ocular, o pigmento está preso entre a conjuntiva e a esclera do olho – espremido entre duas camadas planas, como geleia em um sanduíche. No caso de tatuagem na córnea, a tinta é abaixo do epitélio da córnea, assentando-se significativamente acima da íris. Não é colocado na íris em si, que é muito mais profunda. Enquanto a tinta em uma tatuagem padrão é efetivamente bloqueada no lugar, a tinta de uma tatuagem no globo ocular pode ficar móvel, e é capaz de se deslocar, ou mesmo migrar completamente para fora do olho anos após o procedimento ser feito.

Quais são os diferentes procedimentos usados para a tatuagem no globo ocular?
Os dois métodos principais de aplicação da tinta sob a superfície do olho são utilizando aplicações individuais de uma agulha ou um conjunto de agulhas em um método semelhante ao da tatuagem tradicional, e usando uma seringa cheia com uma solução de tinta para injetar uma “nuvem” de tinta sob a conjuntiva, que se espalha por uma área significativa. O método tradicional de agulha é geralmente feito à mão e não com uma máquina de tatuagem, ainda que máquinas de tatuagem são usadas às vezes.

Quais são os prós e contras dos diferentes métodos?
Usando um método de tatuagem tradicional, onde uma agulha é mergulhada na tinta e repetidamente empurrada para dentro do olho, teoricamente, permite que desenhos complexos sejam executados. Porque a tinta se espalha apenas minimamente, tatuar sobre a íris/córnea é possível, além de tatuar sobre o branco/esclera. No entanto, uma vez que em cada orifício se aplica apenas uma pequena quantidade de tinta, uma grande quantidade de danos deve ser causado na conjuntiva. Isto é especialmente verdadeiro se o uso de uma máquina elétrica de tatuar for utilizada, o quae pode rapidamente destruir a superfície do olho. A curto prazo, os vários furos, que podem ser criados manualmente ou por máquina, podem fazer com que parte ou mesmo toda a tinta seja rejeitada pelo olho, e a longo prazo pode resultar em complicações, tais como erosões recorrentes (em que as camadas do olho não se reconectem adequadamente), bem como à abrasão persistente e ulceração do olho. Esses danos podem ser extremamente dolorosos, arriscar a saúde do olho e comprometer a visão. Os médicos descobriram que a perda de tinta é minimizada quando o ângulo da agulha é o mais lateral possível (plana, em vez de em linha reta).

Usando o método de injeção da eyeball tattooing, onde uma área maior de tinta é injetada através de um único furo, desenhos complexos não são possíveis, e embora se desvaneça de uma cor para outra é possível mensurar, ainda que sejam difíceis de controlar e dominar. A dificuldade em controlar a propagação da tinta torna este método desaconselhável para córnea (ou seja, sobre a íris e a pupila) por causa do perigo de obscurecer a visão se a tinta se espalha sobre a pupila. Porque apenas algumas injeções com tinta são suficientes para cobrir completamente o branco de um olho, muitos dos riscos no método tradicional, como a perda de tinta significativo e ulceração são largamente atenuados (embora eles não sejam eliminados). No entanto, as injeções podem ser de difícil controle, e o excesso de injeção ou injeções que são demasiadas profundas ou demasiadas superficiais carregam riscos significativos – a zona apropriada é menos de um milímetro de espessura, com graves consequências por errar isso

A comunidade médica utiliza quase exclusivamente o método de tatuagem tradicional – embora mesmo depois de 150 anos, eles não vêm com um acordo sobre a técnica, o que é muito revelador – considerando que a comunidade da modificação do corpo utiliza quase exclusivamente o método de injeção. Até o momento, as tentativas de tatuar o branco do olho usando métodos tradicionais com agulhas têm sido extremamente insatisfatórios, quase falhas completas. O consenso geral é que a injeção é o único método aceitável de tatuagem escleral.

Qual a história da eyeball tattooing?
As primeiras referências a tatuagem médica do olho remonta quase dois mil anos, com os médicos romanos tratando manchas brancas sobre a íris, primeiro marcando e, em seguida, aplicando corante em uma tentativa de manchar a córnea para coincidir com a íris. Após a era romana, os médicos parecem ter evitado isso até o século 19, quando os médicos começaram a usar um método de agulha e tinta para tatuar a córnea para reparar deformidades e opacidades. Uma variedade de modelos diferentes de agulhas foram testadas – agulhas estriadas, clusters de agulhas, prematuras máquinas de tatuagem – e assim por diante. Mesmo agora novas técnicas continuam a ser testadas por causa de maus resultados. Alguns médicos tentaram (e continuam a desenvolver) métodos mais invasivos de aplicar a tinta. Não foi até o início do século 20 que a tatuagem no globo ocular foi oferecida pela primeira vez em uma base plástica eletiva, com um número de tatuadores primeiros executando anúncios em jornais oferecendo para mudar a cor da íris dos clientes. Se alguém realmente passou por isso e quais foram os resultados é desconhecido, e não existem referências a estes serviços para além de 1920.

O método de injeção de tatuar olhos foi inventado por Shannon Larratt e realizado pela primeira vez em 01 de julho de 2007 por Howie (LunaCobra.net), que continuou a desenvolver e refinar o procedimento desde então. Rachel, ex-esposa de Shannon, tinha feito um implante no globo ocular pelo Dr. Gerrit RJ Melles na Holanda, um dos desenvolvedores do procedimento de LASIK (cirurgia de correção ocular a laser). Ele tinha desenvolvido um método para a inserção de joias de platina fina por baixo da conjuntiva, racionalizando que seria seguro porque o olho evoluiu para tolerar o acúmulo de cálcio nessa camada com a idade. O implante foi inserido através da injeção de uma pequena gota de solução salina a fim de criar uma bolsa para o implante. Shannon teorizou que a solução salina poderia ser substituída por tinta de modo a tingir o branco do olho, e fez a proposta para Howie realizar o procedimento. Após realizar este procedimento em Josh Rahn e Shannon Larratt, bem como a tentativa de uma tatuagem no método tradicional no globo ocular em Pauly Unstoppabe, Howie passou a realizar o procedimento em muitos outros, refiná-lo com uma perspectiva para a eficiência e segurança.

A mídia imediatamente se apegou a tatuagem no globo ocular  e fotos foram destaques na mídia internacional, incluindo um episódio de CSI que utilizou o método de injeção como um ponto da trama central. Não muito tempo depois, dois detentos em um reality show sobre a vida na prisão tatuaram seus olhos depois de ver fotos do trabalho de Howie, e profissionais de todo o mundo começaram a tentar fazê-lo. O procedimento ficou consistentemente mais popular a cada dia e enquanto escrevo isso estimaria que há várias centenas de pessoas com os olhos tatuados.

Por que os médicos tatuam olhos?
Cirurgiões oftalmologistas com formação especializada, por vezes, tatuam o olho, a fim de corrigir defeitos como uma íris disforme ou manchas opacas ou descoloridos na córnea. Tatuagem é tipicamente usada para dar ao paciente uma aparência mais normal, e, mais raramente, também pode ser utilizada para tratar problemas de visão, normalmente resultante de furos ou transparências na íris por doença, condições genéticas, ou lesão deixando o excesso de luz para dentro do olho e criando  brilho persistente. Devido aos riscos, estes procedimentos são feitos quase que exclusivamente em pacientes que são cegos ou que têm afetada seriamente a visão. Sempre que possível, os médicos preferem usar lentes de contato para lidar com esses tipos de problemas. Novos procedimentos, como enxerto corneano também estão substituindo a tatuagem.

Eyeball tattooing é legal?
Até o momento apenas um número muito pequeno de jurisdições especificamente proibiram a eyeball tattooing ou legalmente a restringiram para médicos formados – por exemplo, Oklahoma, o que tornou um delito em 2009. Em geral, é legal, ou pelo menos não criminal, nos termos a quaisquer leis e regulamentos locais que regem a tatuagem em geral. No entanto, em caso de qualquer complicação, o profissional teria de enfrentar possíveis acusações de assalto e talvez outras acusações criminais (mesmo sem uma queixa), bem como um potencial processo civil. Os profissionais são incentivados a consultar seus advogados e obter isenções de responsabilidade com termos apropriados assinados.

Eu posso ir ao médico para fazer a minha eyeball tattooing?
Os médicos não estão geralmente dispostos a tatuar os olhos saudáveis?? devido ao risco. Além disso, é altamente improvável que eles estariam dispostos a fazer qualquer coisa para além da correção normal de defeitos, tanto pela ética pessoal e devido a regulação médica severa sobre procedimentos atípicos. A maioria das Faculdades não toleraria um médico disposto a realizar a tatuagem completa de olhos  ou do tipo que é comum na cena da modificação do corpo.

Existem condições médicas que impedem tatuar o olho?
É altamente aconselhável que qualquer pessoa com qualquer anormalidade ocular significativa evite a eyeball tattooing, porque isso acrescenta muitos riscos desconhecidos e pode complicar as condições existentes. Isto é especialmente verdadeiro para as condições esclerais, mas aplica-se a outras condições também. O uso de óculos é bom, mas as lentes de contato corretivas não devem ser usadas com eyeball tattooing.

Como a eyeball tattooing afeta potenciais futuros problemas médicos ou tratamentos?
É possível que certas condições do olho, doenças ou desordens podem ser mais difíceis de serem identificadas através da adição de tinta ao olho, especialmente aquelas que em primeiro lugar se mostra através de descoloração ou alterações da esclera. É também possível que a tatuagem pode fazer o tratamento do olho mais difícil ou complicar ou agravar a condição. Mesmo no caso de procedimentos como cirurgia ocular LASIK é possível que os médicos possam se recusar a fazer o procedimento por causa da dificuldade em avaliar riscos desconhecidos.

Como posso encontrar e escolher um profissional para tatuar os meus olhos?
Porque a eyeball tattooing carrega riscos significativos e por o procedimento ter uma curva de aprendizagem, que muitas vezes inclui a cometer erros, você deve procurar o profissional mais experiente possível. Encontrar os profissionais que fazem o procedimento pode ser feito em locais com galerias de fotos como BME.com. Na maioria dos casos, os profissionais são piercers e modificadores do corpo ao invés de tatuadores. Depois de encontrar um profissional em potencial, você deve visitar o Facebook e outras redes sociais, onde você pode encontrar os clientes que tenham feito o trabalho por este profissional. Quanto mais você falar com o profissional melhor é. Não vá para alguém que você não pode ver o trabalho significativo anterior e obtenha várias referências. Além disso, se o profissional afirma ter sido treinado por alguém, vale a pena confirmar, uma vez que não é inédito para as pessoas a fabricarem tais coisas.

Existe uma lista de profissionais recomendados neste FAQ?
Não, nem nunca haverá, pois a recomendação oficial é a de que você não deve tatuar seus olhos. Mas todas as outras coisas são iguais, você quer alguém com anos de experiência. Quanto mais, melhor. É um procedimento de risco com um elevado grau de variabilidade entre os olhos. A seleção cuidadosa de um profissional top significa que você está jogando roleta russa com uma bala no cilindro, mas a escolha de alguém desqualificado significa que apenas um cilindro está vazio. Que arma você prefere apontar em seu olho?

Posso tatuar o meu próprio olho?
Uma quantidade surpreendente de pessoas, muitas vezes sem experiência de qualquer tipo realizando modificação do corpo, tem tatuado seus próprios olhos. Não é de modo algum recomendado, mas se você insistir em tatuar seus próprios olhos, por qualquer razão, você precisa aderir a todos os mesmos padrões de segurança como seria de esperar de um profissional. Não é um processo fácil de fazer em outra pessoa, e muito menos a si próprio, por isso, se você insistir em fazê-lo, faça um teste antes de realmente realizá-lo. Pratique em um espelho e veja se você pode empurrar uma agulha em seu olho e mantê-la ainda. Considere tentar o procedimento em primeiro lugar usando uma gota de solução salina estéril em vez de tinta para ver quanta pressão é preciso para empurrar o êmbolo da seringa, porque se você não pode controlar todos estes fatores, consequências graves ocorrerão! Tatuar o próprio olho é possível e tem sido feito com sucesso, mas é precário e indiscutivelmente uma audaciosa ação autodestrutiva.

O que devo considerar antes de um procedimento de eyeball tattooing?
Além de garantir que você tenha encontrado um profissional devidamente qualificado e experiente para te proteger, você precisa contemplar seriamente todos os riscos. Não apenas um entendimento acadêmico deles, mas você precisa meditar sobre como sua vida mudaria se você ficasse cego, ou, mais provavelmente ter uma dor de cabeça que dura por muitos anos, ou que tenha sensibilidade a luz permanente ou visão embaçada que não pode ser tratada, além de debater se você está disposto a viver uma vida como um pária social, onde as chances de encontrar o amor são muito reduzidas, e onde a sua decisão de modificação tem potencial para decidir se você vai passar a sua vida em um bom trabalho fazendo uma boa renda, ou se você vai vai passar por sua vida desabrigado e apenas por migalhas. Espero que essas coisas não aconteçam com você, mas podem, e antes de fazer a eyeball tattooing você precisa aceitar a possibilidade de que tudo isso poderia acontecer. Se você não acha que seria capaz de viver com a vida que você pode chegar se as coisas correrem mal, este não é o procedimento para você.

Quanto custa a eyeball tattooing?
Alguns profissionais fazem o procedimento gratuitamente em alguns clientes, porque eles têm a oportunidade ou por sentir que não se deva ser oferecido comercialmente. Outros cobram US $ 1.000 ou mais. Com razão, esta não é uma modificação onde você deve tomar a decisão com base no preço. Não é fora da razão orçar o dinheiro suficiente para viajar para ver o melhor profissional disponível, por exemplo, o que facilmente poderia tornar o processo a custar alguns milhares de dólares. Ao considerar o custo, não se esqueça de orçar o efeito negativo que uma eyeball tattooing pode ter sobre seu potencial de rendimento a longo prazo.

Como é realizado o método de injeção da eyeball tattoooing, especificamente?
O profissional começa suavemente limpar o olho e a realizar uma inspeção visual cuidadosa para qualquer anormalidade. Utilizando uma pequena seringa e uma agulha de calibre pequeno (27ga a 31ga em geral), uma pequena quantidade de pigmento em uma solução líquida é injetada sob a conjuntiva (a camada superior fina) ao longo da esclerótica (o branco) do olho. Uma única injeção pequena pode espalhar para cobrir cerca de um quarto da frente do olho, ou mais. Alguns profissionais acham que massagear o olho antes e/ou após o procedimento pode ajudar a tinta se espalhar uniformemente. Outros discordam e também apontam que isso pode causar da tinta ser empurrada de volta para fora do ponto de injeção ou mais provavelmente, irritar o olho e aumentar drasticamente as chances de complicações. Após as injeções serem completas, uma limpeza do olho e arredores é feita.

Alguma coisa precisa ser feita antes do procedimento?
Antes do procedimento começar o olho tem de ser limpo para evitar a contaminação por bactérias da superfície ou por baixo da conjuntiva. No mínimo, isso significa enxaguar o olho com solução salina estéril. No entanto, deve-se tomar cuidado para não irritar o olho, que é extremamente sensível.

Como este processo é diferente de como os médicos tatuam os olhos?
A maioria dos médicos usam uma agulha tradicional da tatuagem, ou um pequeno grupo de agulhas, ou três gumes de agulha espátula especializada para penetrar no olho. Por vezes, a tinta é aplicada diretamente no olho e, em seguida, perfurado para desenhá-lo para dentro do olho, e, por vezes, a tinta é aplicada à agulha, uma vez que seria a tatuagem normal. Muitas variações sutis foram tentadas e não parece haver um consenso sobre o melhor método. Alguns médicos também utilizaram métodos mais cirúrgicos, por exemplo, removendo o epitélio da córnea, antes de aplicar a tinta. Um dos mais antigos métodos cirúrgicos envolveu a criação de um retalho bipediculado vertical, colocando tinta sob a aba, e em seguida, aplica um curativo compressivo. Esses procedimentos ainda estão em evolução, por muitos médicos parecerem insatisfeitos com os resultados e riscos. Os médicos não usam o método de injeção, porque a propagação da tinta é muito difícil de controlar.

Desenhos podem ser tatuados nos olhos?
É possível que uma técnica possa ser desenvolvida no futuro, capaz de atingir este objetivo, mas até essa data ninguém foi capaz de tatuar um desenho no branco do olho. Há rumores de olhos sendo tatuado com sucesso com as máquinas de “veteranos” na indústria da tatuagem, mas não está claro se um desenho permaneceria estável, ou mesmo se poderia ser colocado com sucesso, ou se ele iria borrar ao longo do tempo. O único método atualmente capaz de colocar um desenho detalhado sobre a esclera é o procedimento do Dr. Gerrit RJ Melles com o implante de platina “JewelEye“.

Quanto tempo leva para fazer uma eyeball tattooing?
Eyeball tattooing usando o método de injeção é um processo relativamente rápido. Apenas um punhado de injeções são necessárias para colorir completamente o branco o branco dos olhos. Da primeira injeção para o fim da última, muitas vezes, leva menos de um minuto. Todo o procedimento de definir até ir embora geralmente leva entre meia hora e uma hora. Uma vez que o olho é tão sensível à irritação, é importante que o procedimento seja completado rapidamente. Quanto mais tempo levar, maior o nível de risco. Se um procedimento está demorando muito e o olho fica irritado, é melhor abortar o procedimento e terminá-lo em uma data posterior.

Eyeball tattooing sangra?
Embora tatuagens normais sangrem em alguma medida, tatuagens oculares são geralmente procedimentos sem sangue. No entanto, como qualquer um que já viu um olho injetado sabe, o olho é atravessado com os vasos sanguíneos. Enquanto as incisões limitadas no olho, criado pelo método de injeção, minimiza a possibilidade de estes serem danificados, é possível que isso aconteça até mesmo por profissionais experientes, pois é difícil prever uma vez que os vasos sanguíneos nem sempre são visíveis. Se eles são atingidos, o procedimento de olho pode se tornar bastante sangrento, com a própria esclera sangrando. Em casos raros, o sangue pode pulverizar para fora, mas é mais comum que o sangue se acumule sob a superfície e se misture com a tinta, potencialmente criando uma pressão adicional e maior risco. No caso de sangramento o procedimento deve ser interrompido e terminado numa data posterior. O sangramento deve ser esperado em pelo menos 10% a 20% dos procedimentos, mesmo com o melhor dos profissionais, e é em grande parte é uma questão de sorte.

Quanto tempo leva para cicatrizar a eyeball tattooing?
A cicatrização inicial leva alguns dias, e presumido que não há complicações, a cicatrização primária leva de duas a três semanas, e pode ser considerado totalmente cicatrizado em dois a três meses. Durante o período primário pode haver algum inchaço e vermelhidão, e a superfície do olho pode parecer um pouco “ferida”. Ao contrário de uma tatuagem normal na pele, não há formação de crostas ou descamação da pele – o corpo simplesmente se adapta a ter a tinta por baixo da conjuntiva, sela os buracos, e reata as camadas de tecido. No entanto, durante a cura inicial, quando você acorda de manhã você pode ser capaz de perceber uma leve sensação de “arranhado”, que é uma pequena quantidade de tinta e fluido que foi empurrado para fora durante a noite, aderida a superfície do olho e raspando na pálpebra.

Qual é o cuidado para o pós da eyeball tattooing?
Algumas pessoas usam desinfetante, lubrificantes e/ou colírios antibióticos e outras não usam nada. No caso de excesso de injeção, gotas de esteroides para os olhos que reduzem a pressão intraocular podem ser igualmente prescritas. Fora isso, o cliente precisa manter o olho limpo e livre de irritação. Isto inclui a abstenção de drogas como a maconha, que pode causar secura ocular e irritação, ou ópios, que podem causar coceira e fricção excessiva dos olhos, que pode ulcerar ou danificar o tecido de cicatrização. O olho fica extremamente frágil durante a cicatrização inicial e todos os contatos devem ser minimizados.

Se você sentir que algo está errado com a cicatrização é importante que você entre em contato imediatamente com o profissional que fez o procedimento ou na sua falta, visite o seu médico ou emergência do hospital local. É melhor ser envergonhado com um pouco de paranoia médica do que ficar quieto e ter algo errado com seus olhos!

Será que a aparência de um olho tatuado continuará mudando ao longo do tempo?
A tinta em uma tatuagem escleral parece ter mais mobilidade do que em uma tatuagem normal na pele. É possível que a tatuagem se altere ligeiramente ao longo do tempo, talvez por causa da migração da tinta ou equalização. Isso pode, por exemplo, causar que a cor de uma tatuagem para clareie ou ilumine um pouco ao longo de vários anos, como a tinta se espalha e se torna um pouco mais transparente devido a dispersão. Além disso, como com todas as tatuagens, a tinta é translúcida e vai combinar com a cor do tecido acima e abaixo dele. Por exemplo, nas bordas do olho que são naturalmente ligeiramente avermelhado, este tom vai combinar com o que a tinta é adicionada. Também é possível que a tinta parcialmente avarie ou desapareça ou mude levemente de cor devido a exposição a luz solar à longo prazo, assim como todas as tintas de tatuagem fazem, mas isto é atualmente difícil de prever.

Pode-se usar lentes de contato com eyeball tattooing?
Uma vez que a tatuagem esteja totalmente cicatrizada, supondo que a cicatrização se deu perfeitamente e não há nenhum inchaço ou ressalto em torno da íris, deverá ser possível usar lentes de contato temporariamente. Algumas pessoas com olhos totalmente negros, ocasionalmente, usam lentes de contato pretas para completar o look, mas isso deve ser feito apenas por curtos períodos de tempo. Se houver qualquer textura irregular ao redor da íris, as lentes de contato não deverão ser usadas, mesmo que temporariamente. O uso regular de lente de contato, seja ela corretiva ou cosmética, não é recomendado. Se a pessoa com a tatuagem de globo ocular foi anteriormente uma usuária de lente de contato deverá mudar para o uso de óculos. O uso de lentes de contato de esclera são fortemente desencorajado.

Eyeball tattooing é seguro?
Resposta curta: não.
Resposta mais longa: O procedimento vem com dois riscos, os conhecidos e os desconhecidos, alguns deles significativos. Um profissional experiente pode reduzir as chances desses riscos, mas não pode eliminá-los. Qualquer um que que considere fazer a eyeball tattooing precisa pensar seriamente se estaria disposto a viver uma vida em que esses riscos possam a vir se concretizar. Muitas coisas que os humanos fazem são perigosas – fumar cigarros, o serviço militar, dirigir carros, nadar, comer fugu, ter vidas sexuais, investir dinheiro, e muito mais. Várias dessas coisas, por exemplo, dirigir um carro, são, indiscutivelmente, mais perigosas do que as tatuagens no globo ocular. É importante ter uma boa compreensão sobre as atividades que você gosta ou está considerando a desfrutar para que você possa avaliar os riscos e benefícios e decidir se é certo para você. Este FAQ tenta ajudar com isso.

Quais os riscos de um procedimento que vai bem?
Mesmo no melhor cenário possível há riscos na eyeball tattooing. Algumas pessoas são extremamente sensíveis a leve pressão da aplicação da tinta, e isso pode se manifestar como um sintoma semelhante a uma dor de cabeça latejante que nunca vai embora, que pode durar de alguns dias até a alguns anos. Em algumas pessoas isso também pode fazê-las se sentirem sensíveis à luz (embora a causa da sensibilidade à luz não é bem entendido) e quererem usar óculos de sol quando entram em espaços luminosos. É impossível prever pré-procedimento quem será afetado por essa dor.

É também possível ter ulceração, irritação e erosão nos pontos da injeção. Isto pode resultar em uma cicatrização muito lenta e progressiva perda de tinta. Uma pequena porcentagem de pessoas pode sentir a tinta e/ou os pontos de injeção, queixando-se de algo que está sendo arranhado em seu olho. Outros têm vermelhidão, que se estende para além do período inicial de cicatrização, ou por causa de problemas de cicatrização ou reação ao pigmento de tinta ou o líquido que carrega. Resposta tóxica ou alérgica à tinta é possível. Além disso, os olhos de alguns indivíduos têm dificuldade de reconectar a conjuntiva levantada (erosões esclerais recorrentes), o que pode resultar em uma superfície irregular desfigurada, bem como uma grande dificuldade no tratamento da dor.

Infecção bacteriana do olho pode também ocorrer durante o processo de cicatrização inicial.

Deve-se notar que a esclera é separada da córnea pelo limbo corneano o que para a tinta, não deixando que se espalhe sobre a íris e pupila. Por isso, então, enquanto a tinta injetada se espalha, ela não vai se espalhar de uma forma que bloqueie a visão.

Quais são os riscos de um procedimento que vai mal?
Apenas uma pequena quantidade de tinta é necessária de ser injetada para tingir a superfície do olho. Injetando muita tinta amplifica grandemente todos os riscos da eyeball tattooing – em especial da dor de longa duração -, bem como a criação de novos riscos em si. Não há nenhuma maneira simples de drenar ou reduzir a tinta que tenha sido injetada em excesso. Mais comumente, a injeção em excesso resulta numa superfície irregular e desigual do olho que é geralmente indesejável esteticamente. Alguns profissionais têm injetado tinta demais no olho, na medida em que fica tão inchado que a córnea e a íris são realmente entremeadas. Alguns profissionais parecem ter a “mão pesada” e cometem esse erro constantemente, especialmente no início de suas carreiras, enquanto que outros raramente cometem esse tipo de falha. Além disso, um olho que tenha um excesso de injeção pode vazar a tinta para o tecido circundante, fazendo com que a área em torno do olho seja tingida permanentemente, bem como – isto é particularmente perceptível quando a tinta preta foi usada em excesso, deixando a pessoa com um olho preto permanente (do tipo que se parece com o que é criado por um soco). O tecido é manchado muito mais profundo do que a derme, então não há nenhuma maneira fácil de remover essa tinta, e isso também tem que ser tolerado (uma vez que se assumiu todos os riscos do procedimento) ou cobrir com maquiagem.

O mais importante, injeção em excesso pode danificar a estrutura do olho. Uma detalhada examinação médica utilizando um ultrassom ocular em um olho com excesso de injeção mostrou a esclera quebrar internamente e descamação no humor vítreo (interior do olho). Isso poderia resultar em “flutuantes”, ou poderia até mesmo fazer com que o próprio olho seja comprometido. Em um cenário pior, isso pode incluir a perda do olho.

Se a tinta é injetada rasa demais, a conjuntiva pode ser significativamente comprometida, aumentando muito as chances de infecção e ulceração. Se a tinta é injetada profunda demais, a própria esclerótica pode ser comprometida, penetrando ou perfurando o olho propriamente dito, ou fazendo com que um cisto se forme na parede do olho. Tinta injetada demasiadamente profunda ou demasiado perto do limbo da córnea (a fronteira da íris e esclera) também pode danificar os músculos do esfíncter da íris, resultando em sensibilidade à luz, ou os músculos ciliares, resultando em dificuldade ou incapacidade de se concentrar. Visão embaçada permanente ou semi-permanente é possível e já aconteceu.

Houveram complicações graves até agora?
Houveram rumores de pessoas que comprometeram a estrutura do olho ficando cegas ou perdendo o olho totalmente. Até o momento desta escrita eu fui incapaz de confirmar qualquer desses rumores e todo que eu rastriei acabou por ser falso. Se alguém tiver uma complicação grave, eu os pediria fortemente para torná-lo público, porque enquanto aqui escrevo não pude confirmar quaisquer relatos de complicações graves de uma eyeball tattooing feito através do método de injeção. Muitos médicos têm ido a público indicando o risco significativo de cegueira, mas isso não é suportado pela literatura médica, mesmo quando envolve a tatuagem de córnea. Até a presente data não há cegueira ou perda do olho documentado. Eu recomendo enfaticamente que aqueles que estão espalhando esses rumores possam rastrear a sua origem e confirmar ou negar a veracidade. Há casos em que as complicações da tatuagem podem levar a cegueira no futuro, devido a danos para os tecidos do olho e/ou do nervo óptico. Além de lesão aguda, levando à cegueira, os tipos mais prováveis ??de cegueira relacionados com a eyeball tattooing acredita-se que se desenvolverão lentamente, talvez ao longo de várias décadas. É também provável que a eyeball tattooing amplifique condições preexistentes, por exemplo, uma predisposição familiar para doenças oculares tais como glaucoma, e que será difícil de determinar o grau em que a tatuagem no olho é responsável pela perda de visão.

Será que a tatuagem do globo ocular aumenta a pressão intraocular?
Mesmo quantidades muito pequenas de tinta (ou de cálcio ou de tecidos pigmentados adicional no caso de doenças, condições como o Nevo de Ota, que têm problemas semelhantes e de que paralelos podem ser traçados) pode aumentar a pressão intraocular (PIO), até certo ponto, causando uma condição conhecida como hipertensão ocular.

Isto torna-se mais propenso quanto mais tinta for injetada e, é muito mais provável, no caso de excesso de injeção. É tipicamente pior durante o dia, e vários fatores de estilo de vida podem afetar isso. Por exemplo, ela pode ser reduzida por exercício e medicação, ou agravadas pela cafeína. A pressão intraocular aumenta também com a idade, por isso, é possível que os problemas relacionados com a pressão não se tornará aparente até décadas depois. Um longo período de aumento da pressão intraocular, mesmo sútil, é visto como “o fator de risco mais importante para o glaucoma”, dano ao nervo óptico que pode levar à cegueira. Além de, potencialmente levar à cegueira, também pode ser doloroso, dando a sensação parecida com uma dor de cabeça terrível.

É possível danificar as partes internas do olho?
Sim. Houve pelo menos um caso em que a tinta injetada em excesso migrou através da esclerótica para o humor vítreo. No caso em questão o olho não parece querer aceitar facilmente a tinta, e ao que parecia não espalharia como o normal. O outro olho foi tatuado na mesma sessão, sem quaisquer complicações, mas três dias após o procedimento a pessoa tinha, o que descreveu, como a pior dor de cabeça de sua vida, incluindo visão embaçada e extrema sensibilidade à luz. A pressão intraocular aumentou, e para o próximo ano, a pessoa viu manchas pretas na sua visão como esses partículas voadoras de tinta através de sua visão. Estas partículas parecem ter migrado agora para o nervo óptico, o que é a sua localização atual. O optometrista que examinou o olho acredita que o glaucoma é provável e espera algum grau de comprometimento da visão ou até mesmo cegueira. Também é possível, neste caso, para as complicações alternadas terem surgido, e talvez mais importante, é essencial compreender que, enquanto experiência e habilidade pode mitigar este risco, não pode ser eliminado e isso pode acontecer até mesmo com os profissionais mais experientes (mas é muito, muito mais provável de acontecer para aqueles que não têm anos de experiência trabalhando em centenas de olhos). Finalmente, eu quero enfatizar novamente que se qualquer coisa de anormal for observado durante o procedimento este deve ser imediatamente interrompido.

Eyeball tattooing pode ser usado para mudar a cor da íris?
Sim, é tecnicamente possível fazer isso, mas é extremamente perigoso e traz consigo riscos profundos de cegueira devido a oclusão da pupila com tinta. Isso pode acontecer tanto durante o procedimento ou anos depois, como a tinta muda gradualmente. Tatuagem do globo ocular deve ser limitada ao branco do olho.

Eyeball tattooing dói?
O procedimento geralmente não é significativamente doloroso. A maioria das pessoas acham que é muito menos doloroso do que uma tatuagem normal, embora eles o achem muito mais assustador e estressante. Para a maioria das pessoas há pouca percepção da dor no olho propriamente dito, embora o interior da pálpebra possa ficar extremamente sensível. Enquanto a dor da agulha e injeção podem ser insignificantes, algumas pessoas acham que a solução de tinta pode causar uma sensação de dor aguda. No entanto, uma pequena percentagem de pessoas acham que o procedimento seja bastante doloroso. Tem havido alguma sugestão de uma ligação causal entre a dor e as complicações, e tem sido sugerido que a dor deve ser tratada como um sinal de abortar imediatamente o procedimento. Na verdade, qualquer resposta atípica, seja dor, seja a sensação de tecido “estranho” ou seja a dificuldade em que a tinta se espalhe do modo esperado, como um forte aviso para abortar o procedimento.

E se a pessoa que estiver pigmentando os olhos ficar nervosa e não conseguir segurar seus olhos ainda enquanto estiver sendo atingida pela agulha?
Se o cliente não é capaz de controlar o seu stress e reação de medo, ou empurrar seu olho para longe, enquanto o procedimento está sendo feito, aumenta muito a chance de lesão ocular, ou criar os riscos conhecidos acima (lembre-se que o “ponto ideal” é menos de um milímetro de espessura), ou criar picadas indesejadas de agulha no olho e tecido circundante – na pior possibilidade isto poderia incluir a tatuagem acidental da córnea. Enquanto um Valium pode ajudar, somente os clientes que estão acostumados com a modificação do corpo e capazes de lidar com o estresse do procedimento devem tentar isso. Se uma pessoa não pode controlar o olho ainda durante o procedimento, este deve ser abortado.

Anestésico pode ser usado para o eyeball tattooing?
Sim. Historicamente a comunidade médica esfregou cocaína no olho para entorpece-lo. A lidocaína também pode ser pingada no olho, e colírios anestésicos também estão disponíveis, tanto para a cirurgia do olho como para a tatuagem cosmética. No entanto, muitos anestésicos podem inflamar ou mesmo danificar o olho, e deve ser tratado com muito cuidado, e não em demasia.

Deveria ser feito testes com manchas?
Em um mundo ideal, testes com pequenas manchas sempre deveriam ser feitos quando quer que fosse possível. No entanto, testes locais, aplicando uma pequena quantidade de pigmento várias semanas antes de se tatuar todo o olho, raramente são feitos. Todavia, eles são aconselháveis se houver uso de tinta sem conhecimento de questões de reatividade e ou uma nova tinta. Além disso, todos os profissionais que aprendem este procedimento deveriam começar por uma pequena mancha de pigmentação ao invés de tentar um olho inteiro.

Se o procedimento tiver que ser cancelado, quando ele pode ser refeito?
Se um procedimento tem de ser interrompido por algum motivo, não é seguro pigmentar aquele olho novamente até que o tecido esteja totalmente curado. Pigmentar enquanto o tecido ainda está danificado e cicatrizando aumenta consideravelmente os riscos e as chances de complicações. Pelo menos três meses deveriam ser dados de passagem entre as sessões.

Por que algumas pessoas ficam com a pele manchada ao redor ou abaixo do olho?
O mecanismo exato para a coloração do tecido circundante não é conhecido. Tem sido sugerido que o excesso de tinta presa sob a pálpebra está sendo puxada para os mecanismos normais de limpeza e/ou os canais lacrimais e, em seguida, viaja para o tecido circundante manchando a região, mas isso é pouco provável que, se este era o mecanismo que também seria visto em tatuagem cosmética ao fazer delineador, ou quando há tatuagem ao redor dos olhos em geral. É mais provável que a tinta em excesso nas extremidades do olho (mas com sucesso abaixo da conjuntiva) se desloca sob a conjuntiva e para fora do tecido circundante. A conjuntiva não é moldada em torno de todo o olho, mas dobra para trás na pálpebra, por isso, é possível que a tinta no olho migre para dentro do tecido circundante. Porque esta coloração parece acontecer muito mais vezes com alguns praticantes do que com os outros, é quase certamente relacionado a algum aspecto do processo, ao invés de ser aleatória ou incontrolável. Devido à mobilidade da tinta, a coloração da pele pode continuar espalhando durante semanas ou meses após o procedimento, e talvez mais. É possível que uma maioria de eyeball tattooing irá eventualmente vazar para o tecido circundante. Normalmente, a coloração é limitada para a face e na vizinhança imediata do olho, mas tem havido casos em que a tinta tenha migrado do globo ocular tão longe quanto o torso!

Por que algumas pessoas cospem ou têm lágrimas escuras?
Algumas pessoas vão cuspir tinta, ou acordar com lágrimas de tinta em seu rosto durante um ano ou mais após o procedimento. Esta parece ser a migração da tinta debaixo das bordas da conjuntiva e entrando nas cavidades e/ou nos canais lacrimais e outros sistemas do corpo.

Pode ser feito alguma coisa sobre os olhos encaroçados? Será que abaixa com o tempo?
Depois de terem sido feitas, elas têm de ser toleradas. Não há nenhuma maneira conhecida para aliviar o problema. A tentativa de massagem ou comprimi-los ou senão dispersar a tinta tem risco de danificar a estrutura do olho. Eles podem ir para baixo muito levemente com o tempo, mas não muito, na maioria dos casos. Uma vez que a tinta se encontra no olho, não há nenhuma maneira para tirá-la de que sua lenta migração natural, que não pode ser controlada. Mesmo que o profissional injete em excesso e tente retirar a tinta daquele excesso de inserção invertendo o êmbolo da seringa, a tinta não vai voltar para fora do olho.

É verdade que algumas pessoas desenvolvem sensibilidade à luz?
Sim, um número de pessoas manifestaram a sensibilidade à luz. Há duas teorias vigentes para o que está causando isso, a primeira é que seja um simples efeito colateral psicossomático de dor. A outra possibilidade é que o olho lesionado, talvez devido à pressão da tinta interferindo com a ação dos músculos do esfíncter da íris, é menos capaz de constrição da pupila.

É verdade que algumas pessoas desenvolvem problemas de visão, como embaçamento?
Houve um pequeno número de casos confirmados de visão embaçada ao longo prazo após a pigmentação do olho, mas o mecanismo não é bem compreendido. É possível que a pressão ou irritação da tinta, podem interferir com os músculos ciliares que controlam a forma da lente, o que iria resultar em dificuldade na focagem do olho. Injetado muito profundo pode danificar estes músculos mais diretamente ou severamente.

Você pode ver sua própria pigmentação do olho?
Você não pode ver a sua própria pigmentação do globo ocular escleral (exceto no espelho). A tinta não está no campo de visão, nem deve penetrar a esclera e “Matiz” ou visão de outra forma obscura. Tatuagem na córnea pode ser visível em raras circunstâncias.

Quais são os riscos a longo prazo?
Os riscos a longo prazo são completamente desconhecidos. Enquanto o olho evoluiu para lidar com algum acúmulo de cálcio por baixo da conjuntiva com o envelhecimento normal, não evoluiu para lidar com contaminação significativa por uma substância estranha – de fato, existe a conjuntiva para proteger o olho de que isso aconteça, e o olho contém um sistema de autolimpeza eficiente para eliminar os contaminantes. Ao injetar tinta sob a conjuntiva nós ignoramos esses sistemas e tornamos impossível para o olho remover a tinta. Não existe um procedimento semelhante no registro histórico, e enquanto isto está sendo escrito as mais antigas pigmentações oculares têm cinco anos de idade, e algumas delas são em adolescentes que precisarão usá-las por toda a vida. É impossível prever se o seu olho vai reagir depois de ter a tinta por cinquenta ou mais anos. Pessoalmente, eu não espero que haja complicações em eyeball tattooing que esteja bem cicatrizado e estável no curto prazo, mas eu estou simplesmente fazendo um palpite. É possível, por exemplo, que a tinta vá muito lentamente desgastando a estrutura do olho, comprometendo-o no futuro. É também possível que com o tempo a tinta possa deslocar-se a cobrir a pupila, cegando parcialmente a pessoa que passou pelo procedimento.

É também possível que algumas formas de tinta possam quebrar quimicamente ao longo do tempo – todos viram como tatuagens na pele quebram ao longo do tempo (mudando de cor suavemente, e assim por diante). Na pele normal, o corpo tem mecanismos, tais como o sistema linfático para afastar essas substâncias já não compatíveis. No entanto, no olho não existe tal sistema, de modo que é difícil prever quais complicações, se for o caso, podem surgir. É importante compreender que essas são águas desconhecidas, e enquanto espero e acredito que tudo vai dar certo, eu poderia estar muito, muito errado. É importante compreender que é possível que alguém tenha problemas até incluindo cegueira no futuro. Isto é especialmente importante para compreender o modo irreversível do procedimento. O envelhecimento normal do olho também causa problemas podendo aparecer décadas após o procedimento, tanto devido à calcificação localizada e mudanças estruturais relacionadas com a idade e enfraquecimento, e porque aumenta a pressão intraocular com a idade.

São conhecidos todos os riscos?
Não. Eyeball tattooing ainda é um procedimento novo e experimental. Considerando que os seres humanos têm a tatuagem da pele normal por, pelo menos, 10 mil anos, a pigmentação do globo ocular desse tipo só tem sido feita por cinco anos como está escrito, e apenas algumas centenas de pessoas já fizeram, se é que seja possível afirmar a quantidade. Isso não é tempo suficiente ou um tamanho de amostra grande o suficiente para entender de forma abrangente os riscos. Há muitos riscos mais raros que podem existir que simplesmente ainda não vi, por exemplo. Qualquer um que considera fazer uma tatuagem no globo ocular está considerando apostar com a sua saúde.

Como eyeball tattoos afetam a minha vida?
Dizem que os olhos são a janela da alma. Esta não é apenas uma diversão poética, os olhos são uma parte significativa de como os seres humanos se comunicam. Ter os olhos tatuados, potencialmente altera as suas relações com o mundo de maneiras que são difíceis de prever ou se relacionar, até que você tenha feito isso. Algumas pessoas vão gostar, mas a grande maioria não vai. Cada interação que você tem com outras pessoas – e talvez até mesmo com os animais – serão alterados ou percam o equilíbrio.

Muito mais do que qualquer outras modificações – incluindo socialmente mods extremas, como implantes faciais e tatuagens – eyeball tattoos fazem de alguém um outsider e a marca como “diferente”. Embora isso possa ser desejável em alguns pontos de sua própria vida, especialmente durante uma “fase” rebelde jovem, é importante compreender que esta decisão é permanente. Uma porcentagem significativa de pessoas com orelhas alargadas agora estão revertendo-as – todas as pessoas que uma vez juraram estarem comprometidas por toda a vida. Mas quando perceberam o impacto que as orelhas alargadas tiveram em suas vidas, no seu potencial de renda, ou até mesmo na vida de seus filhos (preconceito por parte dos professores, os pais de outras crianças não convidando o seu filho para festas de aniversário, e assim por diante), elas decidem tornar-se mais “normal”. É impossível fazer isso com eyeball tattoos, porque são irreversíveis.

É muito importante entender que fazer eyeball tattoos praticamente garante uma vida muito mais difícil, uma vida que é socialmente desafiadora e isolada, a possibilidade de uma grande redução de salário e tempo de vida (e a perda de todas as oportunidades que vêm com o ter dinheiro) e também que os seus filhos, se os tiver, terá que também carregar esse fardo até certo ponto. É possível viver uma vida maravilhosa com eyeball tattoos. Para algumas pessoas os prós superam os contras. Algumas pessoas vão deleitar-se com ela, e alguns podem ter uma vida onde elas quase não o notam. Mas não é fácil, é um grande compromisso ao longo da vida, e que deve ser levado muito a sério.

Para além das consequências sociais também é importante compreender que é teoricamente possível que um dia algo poderia dar muito errado, resultando na perda parcial ou total da visão devido a eyeball tattoo e os danos que faz a sua anatomia.

O olho pode ser pigmentado mais de uma vez?
Várias sessões são possíveis, embora o olho precise cicatrizar entre elas, como uma tatuagem, olho ferido/cicatrizando aumenta as chances de complicações e reduz a chance de sucesso. Várias sessões permitem que a tatuagem seja lenta e cuidadosamente construída ao longo do tempo, o que pode ser útil para projetos multicolores complexos, para encher lentamente uma seção por seção de olho para manter a quantidade de tinta utilizada para um mínimo, ou até mesmo para cobertura ou mudar a cor da tatuagem, embora isto seja desaconselhado porque quanto mais tinta for adicionada, mais complicações são prováveis.

Como eyeball tattoos podem ser removidas ou cobertas?
Supõe-se que é impossível a remoção de eyeball tattoos. Remoção de tatuagens com laser funciona por meio da danificação das partículas de tinta, de modo que o sistema imunitário do corpo possa transportá-las longe para serem excretadas. O mecanismo para fazer isso no olho é diferente do que na pele, de modo que a tinta quebrada pode ser difícil para o corpo remover, e o resultado seria muito pouco atraente. No entanto, existem algumas doenças que provocam descoloração escleral que pode ser tratada desta forma, de modo que possa ser efetivamente possível, em certa medida. Você provavelmente já ouviu dizer que a remoção de tatuagens a laser pode ser muito mais dolorosa do que a tatuagem inicial. Isso porque ele é um processo invasivo e destrutivo. Usando isto sobre um olho seria extremamente arriscado e tem o potencial de prejudicar a estrutura do olho (ou pior). Da mesma forma, a excisão cirúrgica da tatuagem – onde, em uma tatuagem normal, a pele seria descolada e a tatuagem essencialmente arrancada – não é uma opção segura em um olho. Todas as tentativas para remover uma eyeball tattoo são susceptíveis de ter consequências desastrosas para o olho da pessoa, para não falar de ser pouco provável que tenha um resultado esteticamente positivo.

Tanto quanto a tentativa de encobrir e esconder a tatuagem com, por exemplo, a tinta branca para cobertura, isso não vai funcionar para o efeito desejado. É pouco provável que a adição de mais tinta vai fazer alguma coisa, apenas clarear suavemente a cor atual. Além disso, um grande cuidado teria de ser levado para injetar uma quantidade mínima de tinta, de modo a evitar o excesso de injeção, o que também reduz a possibilidade de esconder o tatuagem. No entanto, é de certa forma possível escurecer uma tatuagem existente ou mudar a sua cor para um tom mais escuro ou aditivo (por exemplo, a alteração de um olho amarelo para verde), desde que se tome cuidado para não sobre-injetar.

Não há também nenhum método artificial de cobrir uma eyeball tattoo do tipo de um tapa-olho ou óculos escuros. As lentes de contato esclerais – lentes de contato que cobrem todo o olho – existem, mas elas são desconfortáveis e não são seguras para usar por mais do que algumas horas.

É um procedimento permanente ou vai desaparecer lentamente ao longo do tempo?
Enquanto alguma perda de tinta é possível durante o período de cicatrização, assumindo que a tinta utilizada é biologicamente estável (e virtualmente todas tintas de tatuagem nos dias de hoje são), a eyeball tattoo deve ser essencialmente a mesma para o resto da vida da pessoa que a fez. É possível que a doença dos olhos ou calcificação possa alterar ligeiramente a aparência da esclera na velhice, mas não irá obscurecer significativamente a tatuagem. Contudo é importante notar, que esta resposta, como acontece com muitas das respostas neste FAQ, são simplesmente “melhores suposições” extrapoladas a partir da compreensão limitada atual desta forma de modificação. É possível, embora improvável, que as eyeball tattoos possam mudar significativamente ao longo do tempo, ou mesmo migrar para fora quase que completamente. Por exemplo, é possível que quase todas eyeball tattoos eventualmente vazem significativamente a partir da conjuntiva, ou possam perder a sua tinta ou manchem o tecido circundante.

Existe alguma maneira de fazer eyeball tattoo temporária, que dure apenas por um ou dois anos?
Não. Isso não é possível, e tentar tatuar um olho com uma tinta biologicamente volátil que iria quebrar ao longo do tempo não seria seguro em um olho. Propostas de tintas de curta duração e tintas que quebram mais facilmente com o tratamento a laser não são adequadas ou seguras para uso em uma eyeball tattoo.

Como posso começar o treinamento para aprender a fazer o procedimento?
Contate os profissionais mais experientes que executam o procedimento. Howie (LunaCobra.net), o desenvolvedor do procedimento e o mais experiente nisto, começou a ensinar e dar seminários sobre eyeball tattooing e enquanto eu escrevo isto,ele é a única pessoa com experiência para fazê-lo. Se você tentar e ensinar a si mesmo, você quase que certamente irá cometer erros como você e repetirá um ciclo de desenvolvimento que não precisa ser repetido. Eu recomendo fortemente que ninguém considere realizar isto levando em conta todas as responsáveis medidas necessárias.

Os profissionais deveriam praticar em olhos de animais mortos?
Praticar a tatuagem em um olho morto para aprender a tatuar um olho vivo é tão útil quanto tatuar uma galinha morta para aprender a tatuar as pessoas que vivem. Ele vai te dar algum pequeno grau de familiaridade manual com a anatomia, e vai ajudar a dar experiência com a mecânica da seringa, que é muito mais difícil do que pode parecer. Qualquer treinamento ou prática é bom, claro, mas também é importante não ter uma falsa sensação de segurança. Um olho morto é muito diferente de uma pessoa viva que se contrai, em parte porque existem alterações do tecido depois da morte, mas também porque um olho vivo se torna um alvo em movimento. Também é importante compreender que a mobilidade da tinta num olho morto é geralmente bastante diferente de um olho vivo.

Qual o tipo de tinta que é usada para eyeball tattooing?
Em geral tinta de tatuagem, com algumas pessoas expressando uma preferência por porção única de tinta de tatuagem estéril. No entanto, devido a preocupações com a segurança de injetar glicerina e outros produtos químicos na suspensão de líquido, outras fórmulas foram tentadas, com o objetivo de injetar uma quantidade adequada de pigmento inerte sólido em pó num líquido inerte seguro para que não tenha um efeito adverso sobre o olho e possa ser facilmente expelidos. Alguns profissionais usam as propriedade de soluções de tinta de suas próprias criações. Médicos tradicionalmente têm utilizado tinta da India com bons resultados, e a verdadeira tinta preta da India é o único tipo de tinta que tem exames médicos o suficiente por trás dele para chamá-lo adequado para o uso no olho. Todas as outras tintas de tatuagem não são especificamente para utilização no olho. Os profissionais devem sempre verificar as listas de ingredientes completos e relevantes Fichas de Dados de Segurança de Material e quaisquer outras informações disponíveis. Uma variedade de tintas têm sido tentadas, e determinar a melhor opção ainda está em desenvolvimento.

Há algum tipo de tinta que não deve ser usada?
Até o momento, o aumento das taxas de complicações e resposta alérgica têm sido observados com UV-glow e tinta vermelha. Essas tintas podem ser seguras para algumas pessoas, mas não para outras. Para tintas como estas testes especiais são altamente recomendados. No entanto, é importante entender que um teste local indo bem não significa que um olho completo será bem sucedido, tanto porque o olho cheio pode empurrar o corpo passado os seus limites de tolerância, e porque pode haver problemas que não aparecem imediatamente.

O olho pode ser tatuado com tinta branca?
Algumas pessoas têm perguntado se seria possível a criação de um olho “ultra-branco”, sem veias, talvez. Isto não é possível. A tinta branca não deve mudar significativamente a cor do olho, e se muda alguma coisa é mais provável para induzir problemas e fazer o olho parecer mais doente do que mais branco. No entanto, pode haver algumas condições médicas que envolvem a descoloração da esclera que poderia ser coberta com tinta branca (mas procedimentos médicos corretivos como este são ilegais e mal-aconselhado para modificadores corporais destreinados estar fazendo). Também deve-se notar que muitas cores de tinta de tatuagem incluem branco para torná-los mais leves. Isso é importante quando a tatuagem sobre a pele, porque a pele não é branca, mesmo em pessoas de pele clara. No entanto, o olho é branco, não alguma variação de rosa-amarelado- verde-oliva-marrom, de modo que este branco é visto por alguns profissionais como redundante, e acreditam que, ao diluir a tinta ou usando menos do que em vez de por uma tatuagem com um mix de cor escura e branca, que reduzem os riscos envolvidos, reduzindo o trauma no olho.

Como é que a tinta se move no olho?
Ao pensar sobre o desenho de uma eyeball tattoo, é importante entender que a tinta é extremamente móvel sob a superfície e pode permanecer indefinidamente móvel, embora a grande maioria do movimento seja nos primeiros dias. Isso cria limitações de design exclusivo e opções que são diferentes de uma tatuagem normal, – pense nisso como o desenho no papel molhado com um marcador. Um único ponto de tinta que é colocada a um nível correto, entre a esclerótica e a conjuntiva, será mais saturado na zona imediatamente em torno do ponto de injeção, mas irá espalhar até certo ponto ao longo de toda a superfície do olho, geralmente apenas um pequena névoa embora em vez de uma pequena cor. Este movimento é mais evidente na vertical, provavelmente devido a uma combinação de “massagem” a partir da ação de pestanejar e também a gravidade. Se a tinta é colocada acima do olho que vai reunir e construir-se na parte superior da íris, uma vez que atinge o limbo da córnea. Com aplicações leves isto pode resultar em uma mancha escura, e com aplicações pesadas isto pode resultar em complicações. Tatuagens oculares continuarão mesmo ao longo de muitos anos, e dependendo da tinta e da pessoa, pode até desaparecer à medida que a tinta escoa-se lentamente para fora do olho dentro do tecido, que pode ou não pode manchar em volta do olho no processo. A tinta que não se move, ou permanece firmemente definida pode ser indicativo de um problema (embora não tenha de ser). O tipo de pigmento e o veículo também irá afetar a mobilidade da tinta.

Qual a menor tatuagem no olho que pode ser feita?
É possível tatuar um pequeno ponto sobre o tamanho do menor ponto que se poderia facilmente desenhar com uma caneta esferográfica normal . No entanto, é extremamente difícil regular o tamanho do ponto, e uma vez que a tinta possa migrar ou espalhar, é impossível prever o resultado ou exatamente a forma e tamanho.

Quais são as diferentes opções de cor/design?
Há quatro designs básicos que as pessoas fizeram. O primeiro e mais simples são pequenas manchas únicas. Em seguida, tatuagens feitas com a menor quantidade de ligação com preferência por tintas mais finas pode dar uma nebulosa, olho em mármore, quase como se o olho estivesse brilhando com uma determinada cor. Adicionando mais tinta dá um visual sólido com a cor relativamente uniforme em todo o olho. Finalmente, tatuagens multicolores que permitem projetos simples ou gradientes. É extremamente importante que qualquer profissional que tente o trabalho multicolor tenha uma forte compreensão da forma como os movimentos de tinta. Além disso, sempre que possível, cada cor deve ser feita separadamente ao longo de um possível período de tempo extenso para dar mais controle sobre o design. Finalmente, é importante compreender que, devido à mobilidade de longo prazo da tinta, é possível que as cores misturem e equalizem ao longo do tempo, a perda de todo o design para um borrão mesmo. Devido a isso, é geralmente uma boa ideia para usar cores compatíveis que podem ser misturadas – cores contrastantes poderiam ter um efeito estético desagradável. Finalmente, há um pequeno número de tintas que são quimicamente incompatíveis e pode ter resultados inesperados quando combinados. É duplamente importante que apropriada pesquisa seja feita na química das tintas a serem usadas.

Existem problemas ou riscos adicionais em fazer uma eyeball tattoo multicolor?
Fazer tatuagens de olho em várias cores requer uma compreensão mais experiente da maneira que a tinta se move sob a superfície do olho. Apenas profissionais experientes devem tentar procedimentos como este. Especialmente com padrões difíceis, como gradientes radiais, é necessário um controle muito fino da tinta. Além disso, mais injeções provavelmente serão necessárias, o que aumenta os riscos padrões e tempo de cicatrização. Eyeball tattoos multicores aumentam exponencialmente todos os riscos, e só deve ser tentada uma vez que o praticante tenha feito um grande número de eyeball tattoo padrão. Além disso, como essas tatuagens complexas que requerem um maior número de injeções devem ser divididas em vários procedimentos separados por pelo menos vários meses, para que o olho cicatrize.

Diferentes olhos das pessoas se comportam de forma diferente?
Há uma grande variabilidade de olho para olho. A taxa para qual a tinta é absorvida, a maneira na qual as camadas separadas, a resposta de dor, taxa de cicatrização, resposta a complicações, e assim por diante, é muito diferente de pessoa para pessoa. Mesmo diferentes áreas do olho de uma pessoa pode responder de forma muito diferente. Um pouco disso pode ser visto com uma inspeção visual cuidadosa do olho e pode aparecer como leve descoloração ou textura anormal, o que pode vir a ser uma área que está firmemente aderida e incapaz de aceitar tinta em tudo. É também importante notar que nem todos os olhos podem ser tatuados com segurança, por exemplo, olhos, onde lesão genética ou causou a conjuntiva de estar firmemente ligada à esclerótica. A tentativa de forçar a tinta em tais olhos ou regiões é suscetível de causar complicações, e é improvável que introduza tinta. Um grande profissional não é aquele que pode tatuar qualquer coisa – um grande profissional é muitas vezes o único que sabe quem não deve ser tatuado.

_________________________________________________________

FAQ POR T. ANGEL
(16 de Dezembro de 2014)

Eyeball tattoos são feitas no Brasil?
Sim. Desde o dia 12 de Outubro de 2012 o procedimento vem sendo realizado em solo nacional.
Fonte: http://www.frrrkguys.com.br/os-primeiros-globos-oculares-tatuados-no-brasil-comecam-a-surgir/

Por que se chama eyeball tattoo quando se trata de injeção de tinta no globo ocular?
Esse foi o nome dado pelas pessoas que desenvolveram a técnica, Shannon Larratt e Howie (LunaCobra), acreditamos que por haver uma semelhança com o método tradicional de tatuagem, a exemplo, do tebori. Também por já haver dentro da medicina a tatuagem ocular, como mencionado várias vezes acima.  Sabemos que muitos tatuadores brasileiros – principalmente os mais conservadores – se incomodam com o fato da técnica receber o nome “tatuagem” e não se tratar especificamente da tatuagem como compreendemos hoje. Mas não podemos nos esquecer que mesmo a tatuagem passou por uma série de transformações técnicas e tecnológicas para chegar ao que é hoje. De modo geral, a ideia é a mesma: injetar tinta no corpo e atender a subjetividade das pessoas. Talvez por isso eles escolheram o nome e sem a intenção de afrontar nenhum grupo de pessoa. Pensamos que seja importante ter cautela para não cairmos na reprodução de preconceito, ao qual a própria tatuagem foi vítima por séculos.

É seguro realizar eyeball tattoos no Brasil?
Não. Não é segura a realização do procedimento no Brasil e em nenhuma outra parte do mundo. Como informado acima, a tatuagem no globo ocular ainda é considerado um procedimento novo e experimental. Adiciona-se o fato de que nenhum profissional brasileiro recebeu treinamento direto ou fez algum tipo de curso com Howie (LunaCobra), a pessoa que desenvolveu a técnica. Mesmo que isso tivesse acontecido, ainda assim os riscos não seriam inexistentes, apenas minimizados.

Eyeball tattoo é legal no Brasil?
Enquanto escrevo, o procedimento no Brasil não é legal e nem ilegal. Ao mesmo tempo, existe um projeto de lei de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça  (PMDB-SC) circulando na câmara que pretende banir e tornar crime a prática de eyeball tattooing no Brasil. O que acreditamos que, caso aconteça a aprovação, irá interromper o processo de aprimoramento técnico e ao mesmo tempo potencializar todo e qualquer tipo de risco.
Fonte: http://www.frrrkguys.com.br/projeto-de-lei-busca-proibir-tatuagem-nos-olhos-no-brasil/

Inúmeros médicos oftalmologistas condenam a prática?
Sim. Assim como existem dermatologistas que condenam a tatuagem, dentistas que condenam piercings na região da boca e psiquiatras que tentam patologizar toda modificação do corpo. Entenda, não estamos dizendo que a tatuagem no globo ocular seja segura, como vimos acima ela não é e muita coisa pode dar errado em um curto e longo prazo. O que queremos dizer é que a demonização do procedimento em uma esfera pública não sana o problema. Acreditamos que seja importante uma visão não maniqueísta, não controladora e nem autoritária, que permita que o procedimento seja estudado e (talvez) aprimorado, uma vez que ele é uma realidade. Em outras palavras, a tatuagem no globo ocular existe e as pessoas vão continuar fazendo, ainda que assumam riscos conhecidos e desconhecidos. A questão é: o que podemos fazer para que menos pessoas se machuquem nesse processo? No mundo ideal, a comunidade da modificação do corpo e a classe médica trabalhariam em parceria para encontrar uma possível resposta.

Existe um profissional brasileiro recomendado para se realizar eyeball tattoos?
Não, nem nunca haverá, pois a recomendação oficial é que você não deve fazer tatuagem em seus olhos. Porém, considerando a possibilidade de que você realmente faça (assumindo todos os riscos), permanece a mesma noção de quando se trata de modificar seu corpo, você precisa de alguém com anos de experiência. Quanto mais, melhor. É um procedimento de alto risco, com um elevado grau de variabilidade entre os olhos. A seleção cuidadosa de um profissional de qualidade não deve ser pormenorizada.

Alguém ficou cego ou teve algum tipo grave de complicação no Brasil?
Até o presente momento não. Existem muitos rumores de que as pessoas estejam ficando cegas, mas nada de concreto. Seria interessante que as pessoas que fazem essa afirmação, apresentem fatos reais e não queiram apenas alimentar uma cultura de terrorismo psicológico. Encontrar esses possíveis casos seria de extrema importância para o entendimento e aprimoramento dessa técnica e poderia ajudar muitas pessoas.
Entrevistamos todas as primeiras pessoas que tatuaram seus olhos (e foram documentadas) e todas elas apresentam boa saúde ocular. O rumor sobre a cegueira infelizmente não acontece apenas no Brasil, o jornalista londrino Ryan Bassil escreveu uma matéria super tendenciosa sobre o caso.
Fonte: http://www.frrrkguys.com.br/jornalista-londrino-do-noisey-escreve-texto-sensacionalista-sobre-a-tatuagem-no-olho/
Fonte: http://abjecao.blogspot.com.br/2014/08/cegueira-por-tatuar-o-globo-ocular.html

Qual o tipo mais comum de erro que temos no Brasil?
Em uma perspectiva de curto prazo – lembre-se que o primeiro procedimento no Brasil foi feito em 2012, sendo assim, só podemos falar do curto prazo – os erros mais comuns estão sendo aqueles em que acontece o vazamento da tinta no tecido ao redor do olho. Várias teorias existem, como mencionado acima, mas nenhuma posição afirmativa.
Fonte: http://www.frrrkguys.com.br/entrevista-com-cristian-rocha-sobre-o-eyeball-tattooing/
Fonte: http://www.frrrkguys.com.br/novo-registro-de-falha-com-eyeball-tattooing-no-brasil/
Fonte: http://www.frrrkguys.com.br/o-que-podemos-aprender-com-os-erros-do-eyeball-tattoo-no-brasil/

_________________________________________________________

  • Eu tenho uma outra questão!
  • Eu não concordo com algo que você escreveu ou eu tenho algo que você poderia alterar e/ou adicionar.
  • Eu gostaria de contactar a pessoa responsável por esse artigo.

 

Escreva para frrrkguys@gmail.com. Aprimorar, expandir e melhorar esse artigo e esses estudos só serão possíveis através de um trabalho coletivo e colaborativo. Qualquer informação que considere relevante, escreva-nos. Obrigada.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×

About T. Angel

No cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente atuando no campo da pesquisa. Parte de seu trabalho está incluso no livro "A Modificação Corporal no Brasil - 1980-1990" e grande parte depositada aqui no FRRRKguys.com.br.